Vive e trabalha em Vitória, Espírito Santo. Realiza projetos em artes visuais e tem a fotografia como principal linguagem. Sua experimentação é fundada a partir do deslocamento, travessia e pertencimento, que o coloca na condição de caminhante.  

Para o artista, caminhante é a possibilidade de ser estrangeiro e estar em movimento, reconhecendo na diferença a oportunidade de tecer relações e estabelecer trocas. Seus trabalhos partem da imagem-documento para refletir sobre estruturas de poder na sociedade a partir da relação entre memória afetiva e identidade social. Segatto busca fazer uma síntese entre pesquisas teóricas e conhecimento vernacular para materializar suas imagens em instalações fotográficas, centradas na conciliação entre matéria e espírito como meio de indagar sobre a existência humana.

Em 2018, desenvolve o projeto caminhos possíveis, com pesquisa de imersão realizada no Pará durante residência artística na Associação Fotoativa e contemplada pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo na categoria Exposições de Artes Visuais para artistas iniciantes da Galeria Homero Massena.




Rafael Segatto


Realizou sua residência entre outubro e dezembro de 2017, estendendo-se pela região até fins de janeiro de 2018. Durante seu percurso, desenvolveu uma pesquisa atravessada pela questão do deslocamento e da permanência, e de suas memórias afetivas. Para ele, o reconhecimento de um outro/novo lugar demanda um olhar atencioso. Um olhar que envolve escuta, odores, gostos e ritmos. Nesta compreensão, a fotografia é esse olhar expandido. Uma observação que vai além da própria construção da imagem e se configura nos espaços, nas trocas possíveis ao percorrer um determinado território.

Para concluir seu ciclo, propôs um jantar-experiência intitulado Formas de voltar pra casa, oferecendo aos convivas os sabores de uma moqueca capixaba regada pelos estranhamentos das águas do norte e do calor da cidade.












Vive e trabalha como artista visual, pesquisador e educador em São Paulo. Desenvolve seu trabalho a partir das poéticas da luz. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia e Performance. Realiza fotografias, arte de ação, exposições, publicações artísticas e projetos culturais. Desde 1998, participa de diversas exposições no Brasil e no exterior.

Graduado em Licenciatura em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, Mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais ECA-USP, fundou o Espaço Coringa e o Ateliê NOVO, centro auto-gerido de artistas visuais situado na Vila Madalena, em São Paulo.

Contemplado com o prêmio Primeiras Obras do CCJ Ruth Cardoso em 2008/2009 com o projeto OlhoDagua e Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição.

Coordenou projetos artísticos como: Ação na Pagú (Oficinas Culturais Pagú, Santos), Elétrica – Documentação Poética (Paranapiacaba), Publicação Pública (Museu Murilo La Greca - Recife), Superposer (Trois-Rivièr, Qc, Canadá), Câmera Obscura (CCSP), OlhoDagua (CCJ), Luxgraphos (Sesc SP 2009 e Paraty em Foco 2011), Integração I action são paulo : québec (Sesc SP/Québec, Canadá), Câmera Ambulante (Circuito Sesc 2011), [PROMPTUS Brasil:México (Sesc SP) - Promptus/Transmuted (Exteresa, México, D.F.)], Intus ire/Pajelança (Sesc SP), Relações entre o Efêmero e o Permanente (Sesc SP), O vazio não é o nada (SP ESTAMPA 2015 - Galeria Marta Traba – Memorial da America Latina SP) e Cururuar FLUVILAB (Funarte).


Rogério Nagaoka

Realizou sua residência em outubro de 2017. Durante seu percurso, desenvolveu um trabalho junto de trabalhadores do Ver-o-Peso construindo retratos que foram posteriormente impressos em folhas de plantas da região, fazendo uso da técnica de fitotipia, dando segmento a sua pesquisa acerca de impressões fotográficas.




Fotografias: Rafael Segatto

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 30 DE SETEMBRO!



Fotoativa em Residência para pesquisas autônomas é um programa de residências que acolhe interessada.o.e.s em desenvolver pesquisas e/ou projetos na cidade de Belém/Pará em diálogo com a Associação Fotoativa. Artes visuais, educação, fotografia, memória e patrimônio são vetores possíveis de investigação para arquitetos, artistas, cineastas, educadores, escritores, estudantes, gestores e demais pesquisadora.e.s abrangendo diferentes áreas do conhecimento.

Para participar do programa, candidata.o.e.s devem encaminhar uma carta de intenção/motivação incluindo diretrizes de pesquisa junto de portfólio via formulário de inscrição, até 30 de setembro de 2023, indicando o período de permanência desejado, entre outubro de 2023 e junho de 2024, conforme calendário.

A seleção da.o.e.s participantes será realizada pela equipe gestora do programa e colaboradores da Fotoativa, estando o limite de residentes condicionado até quatro por período. Selecionada.o.e.s serão comunicada.o.e.s por e-mail até 10 de outubro de 2023.  

ATENÇÃO: Este programa não conta com subvenções e demanda investimento financeiro da parte da.o.e pesquisador.a.e selecionada.o.e. Antes de preencher o formulário, por favor, leia atentamente a chamada.

Dúvidas, escreva para: residenciafotoativa@gmail.com

_________________ EN

Fotoativa em Residência para Pesquisas Autônomas is a program that welcomes individuals interested in developing projects, be they artistic or otherwise, in the city of Belém, Pará, Brazil. The program operates in collaboration with the Association Fotoativa and covers a wide range of fields, including arts, education, memory, and heritage. It is open to artists, architects, filmmakers, educators, writers, students, and researchers from various disciplines.

To participate in the program, applicants must complete the form (accessible via the provided link) with their personal information, a letter of motivation, a concise CV, and a portfolio (see the section on how to participate). The application deadline is September 30, 2023, and applicants can indicate their preferred period of stay between October 2023 and June 2024.

A maximum of four residents will be selected for each period by the program management team and collaborators of Fotoativa. Successful applicants will be notified by email on or before October 10, 2023.



It's important to note that this program does not provide any financial subsidy, and selected researchers will be required to make a financial investment in their participation. Please carefully review the notice and find out how to get involved.

If you have any questions, feel free to reach out to us at residenciafotoativa@gmail.com.




Chamada Atual

Anteriores



Sobre o Programa Fotoativa em Residência



Criado em 2015, o programa Fotoativa em Residência consolida um braço permanente de acolhida para pessoas pesquisadoras de toda parte, proporcionando uma estadia imersiva atuante na cidade, através de contato com as redes de relações construídas ao longo dos anos pela Associação e seus colaboradores.

Artes visuais, educação, fotografia, literatura, memória e patrimônio são vetores possíveis de investigação abrangendo diferentes áreas do conhecimento. Ao estabelecer um fluxo contínuo de pessoas de diferentes origens e ramos de atuação, o programa fomenta a construção de um conhecimento multifacetado e crítico na forma de perceber o mundo como continuidade de ações e reflexões propostas pela entidade.



Fotografia: Rafael Segatto - Artista residente em 2017

︎ Instagram
︎ Facebook
>> FALE CONOSCO

Belém do Pará - Brasil
1984 - 2024
Horário de funcionamento_

Terça a sexta - 15h às 18h
Sábado - 9h às 13h


A programação da Fotoativa é flexivel e se adapta a cada projeto. Consulte a agenda para se informar sobre as atividades que acontecem fora do horário de visitação.