PUBLICAÇÕES
textinho sobre as publicaçoestextinho sobre as publicaçoestextinho sobre as publicaçoestextinho sobre as publicaçoes
VIVER OU NARRAR
Organização de Camila Fialho e José Viana, com trabalhos de Débora Flor, Malu Teodoro, Randolpho Lamonier e Wellington Romário. Textos de Adriele Silva da Silva, Alexandre Sequeira, Armando Queiroz e Cláudia Leão. Fotoativa, Belém, PA, 2015.
A publicação se configura como um registro do processo criativo da residência, que durante 10 semanas recebeu os quatro artistas – Débora Flor, Malu Teodoro, Randolpho Lamonier e Wellington Romário – para um processo de trocas, vivências e experimentações poéticas, tomando a fotografia em seu contexto de partilha com outras práticas e linguagens.
Entre diversas atividades, os residentes participaram de bate-papos sobre processos artísticos, atividades com artistas convidados, momentos de troca com o público externo e a exposição “Um Tanto de Nós” realizada no Museu da UFPA, após a morada dos quatro artistas por uma semana no Palecete Augusto Montenegro, sede do Museu. O processo contou com o acompanhamento curatorial de Armando Queiroz e Alexandre Sequeira, membros do Conselho Curador da Fotoativa.
De acordo com Camila Fialho, coordenadora do projeto, a publicação é “o encerramento de todo o projeto, traz a memória do processo e fragmentos de reflexões e enunciados poéticos dos artistas e de pessoas que estiveram presentes ao longo da residência”.
O projeto foi contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição, do Ministério da Cultura e contou com o apoio da Kamara Kó Galeria e do Museu da UFPA. A publicação impressa foi viabilizada através da parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Pará. Após o lançamento, será disponibilizada uma versão virtual da publicação.
Release por Flávia Cortez
Download
FOTOATIVA NO TEMPO DAS ÀGUAS
a presente publicação propõe dar continuidade ao compartilhamento de conhecimento sobre práticas fotográficas, reflexões educativas e ações culturais em rede, a partir de uma linguagem leve e acessível como forma de apresentar um pouco da memória dessa experiência e também trazer parte do conteúdo trabalhado nas atividades. Integram-se conceitos, exercícios, dicas e proposições para guiar pessoas interessadas em conhecer e experimentar mais sobre os temas trabalhados no decorrer das páginas.