Inspirada no Worldwide Pinhole Photography Day, a Fotoativa realiza todos os anos, desde 2002, o projeto Pinhole Day Belém, com objetivo de celebrar a fotografia artesanal de furinho, partilhando esta prática com um público diverso em diferentes espaços da cidade.










A técnica pinhole (termo inglês que significa “buraco de agulha”) consiste na produção de imagens através de câmeras artesanais construídas com os materiais mais diversos sem o uso de lentes. Sobre o corpo da câmera é feito um pequeno orifício que permite a passagem da luz. A imagem do exterior se projeta internamente, através do buraco de agulha, sobre um suporte fotossensível, que pode ser analógico, como papéis e filmes, ou eletrônico como os sensores de câmeras digitais.

O Pinhole Day Belém é um evento realizado no formato de Jornada ao longo dessa trajetória onde a Fotoativa, ampliou a programação com oficinas, palestras, mostra de resultados e temáticas propostas com o objetivo ativar processos de criação e reflexão, celebrar o encontro e a troca de saberes, a experiência criativa e coletiva na cidade.

Conheça um pouco mais de cada edição nos links abaixo: