ORGANOGRAMA



Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa Texto sobre o funcionamento e fluxos na fotoativa




_ núcleo de formação e experimentação


É encarregado de elaborar, promover e/ou executar programas e projetos voltados ao aprendizado e utilização intuitiva e experimental da imagen e a linguagem fotográfica e das artes visuais na prática educativa e cultural. Incentiva a reflexão, o compartilhamento, a experimentação e a inovação com processos artísticos e pedagógicos, promovendo diálogo com distintos públicos – artistas, estudantes, professores, escolas, comunidades e público geral interessado na formação pelo viés da fotografia e das artes.

Além do calendário de Formação e Experimentação, o NFE conduz principalmente os projetos Fotoativa nas Comunidades, o projeto anual Pinhole Day Belém e o grupo de estudos e práticas Fototaxia.


Coordenação 2022-2024: Anne Dias com apoio de Mauro Joaquim, Moisés Araújo e Irene Almeida.

_ núcleo de comunicação e difusão


O Núcleo de Comunicação e Difusão é responsável por comunicar todas as atividades realizadas pela Fotoativa, tanto internamente com seus associados e colaboradores, quanto para o público externo. Utiliza-se das redes sociais, bem como da rede de parceiros para ampliar o alcance das chamadas, à medida que oferece lugar de formação permanente para estagiários e interessados nas áreas de design gráfico, fotografia e vídeo, assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais.

Coordenação 2022-2024: Maria Christina com apoio de Laura Castro, Nícia Salimos e Lucas Negrão.

_ núcleo de pesquisa e documentação


Por um lado o NPD tem por objetivo o desenvolvimento de projetos vinculados à reflexão acerca da imagem, em uma concepção expandida enquanto fenômeno social. Por outro, é o núcleo encarregado de conservar e armazenar todos os documentos do acervo de mais de 30 anos da Associação Fotoativa

O NPD conduz principalmente os projetos Café Fotográfico, o Colóquio de Fotografia e Imagem, o Saraus da Memória, e o grupo de estudos e práticas Laboratório de Projetos.

Coordenação 2022-2024: Samir Dams com apoio de Camila Fialho, Jorge Ramos, Raphael Luz e Irene Almeida.





_ associadxs


A Fotoativa é constituída por número ilimitado de associados, distribuídos nas categorias de Associados Fundadores e Associados Efetivos.






_ diretoria


É o órgão executivo da associação, está conformada pelo Presidente, Vice presidente, Diretoria Administrativa e Diretoria Financeira. É a responsável em gerir a associação e tomar as decisões para manter o foco nas ações  estrategicas em todos os níveis da organização e nas atividades que desenvolve.



2022-2024: Irene Almeida (presidenta), Jorge Ramos (diretor administrativo) e Luiz Cláudio (diretor financeiro).

_ secretaria financeiro-administrativa


A Secretaria auxilia em atividades da área financeira de controle bancário e de contas, cuida do fluxo de caixa, das cobranças , emissão de relatórios e de contas a pagar e receber, lançamento de cheques e organização de documentos.

_ conselho curador


O Conselho Curador será composto de 5 a 13 Membros, aprovados em Assembleia Geral, a partir de proposta fundamentada pela Diretoria. Os nomes indicados para compor o Conselho Curador devem ser associados da Fotoativa ou personalidades com produção intelectual comprovada e reconhecida no meio artístico e cultural.

Fazem parte: Alexandre Sequeira, Armando Sobral, Armando Queiroz, Cláudia Leão, Ionaldo Rodrigues, Mariano Klautau Filho, Makiko Akao, Marisa Mokarzel, Milton Kanashiro, Michel Pinho, Octávio Cardoso, Orlando Maneschy e Valzeli Sampaio.

_ conselho fiscal


O Conselho Fiscal compor-se-á de três membros efetivos, eleitos pela Assembleia Geral entre os associados adimplentes da Fotoativa.


2022-2024: Jorge Ramos e Maria Christina













︎ Instagram
︎ Facebook
>> FALE CONOSCO

Belém do Pará - Brasil
1984 - 2024
Horário de funcionamento_

Terça a sexta - 15h às 18h
Sábado - 9h às 13h


A programação da Fotoativa é flexivel e se adapta a cada projeto. Consulte a agenda para se informar sobre as atividades que acontecem fora do horário de visitação.