
Fotoativa Memória em Movimento | Conversas com artistas
A Fotoativa traz Dirceu Maués e Véronique Isabelle, dois artistas que através de seus trabalhos com câmera escura são atravessados por memórias em movimento.
Véronique:
Doralice é uma câmera escura amarela, um personagem que surgiu do encontro entre as artistas Elaine Arruda e Véronique Isabelle em 2009. Doralice é um olhar intermediário qu possibilita um jogo onde defrontamos espontaneamente a realidade que nos atravessa e através de quem podemos nos reencontrar.Dirceu:
A cena urbana é um ótimo ponto de partida, um microcosmo, para pensarmos na rede de relações que criamos com o mundo a partir dos dispositivos tecnológicos. E a câmera escura é um desses objetos técnicos ancestrais que está na base dessas relações. Gosto de pensar em uma poética dos dispositivos que envolva o observador/espectador com questionamentos sobre o que há sob a superfície das coisas e de suas redes de relações.Não deixem de participar da nossa programação especial Pinholeday Belém 2023 🎞️
📍Transmissão pelo YouTube da fotoativa (@fotoativa)
🗓️ 25 de abril às 19:30
Dirceu Maués
Artista visual intermídia, com doutorado em Artes pela UFMG, mestrado e bacharelado em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Atuou como fotojornalista nos principais jornais impressos de Belém do Pará, entre os anos de 1997 e 2008. Desde 2004 desenvolve trabalho autoral nas interconexões entre a fotografia e outras linguagens artísticas (vídeo, instalações, intervenções urbanas, desenho e pintura), buscando discutir a questão da tecnologia através da invenção e utilização de dispositivos precários.
