inscrições abertas 






minicurso virtual

RESPIRAR IMAGENS: memória, experiência e autoficção


com Antônia Muniz



19 agosto a 9 setembro 2020 | 5 encontros virtuais ao vivo
às quartas-feiras, de 19h às 21h


Destina-se a fotógrafos, artistas visuais e demais interessados.




A proposta deste lab é mergulhar no acontecimento pessoal como dispositivo de pesquisa e criação, utilizando-se de práticas corporais e da investigação da materialidade do acontecimento como percurso para experiência estética e ética.

A partir de seu acontecimento pessoal cada participante terá a oportunidade de desenvolver sua auto ficção por meio do auto retrato, da reescrita fotográfica de seus arquivos pessoais e da palavra poética.

Bases de experimentações: exercícios corporais bioenergéticos - a experiência do corpo em estado de vibração e a imagem que respira, a palavra que anuncia imagens, o que é o acontecimento? - materialidade do acontecimento: a cor, o gesto, a textura.











Cronograma

Encontro 1
Apresentação do percurso criativo do laboratório;
Apresentação de pesquisas autobiográficas na arte contemporânea.

Encontro 2
Exercício bioenergético e de escrita: corpo de acontecimentos.

Encontro 3
Identificando a materialidade dos acontecimentos e da imagem;
Continuidade do exercício de escrita com arquivos fotográficos pessoais.

Encontro 4
Exercício bioenergético a partir da pesquisa pessoal: para respirar imagens;
Planejando exercícios criativos.

Encontro 5
Apresentação de narrativas pessoais produzidos a partir do laboratório.







Antônia Muniz
Nasceu em Castanhal no Estado do Pará. Reside atualmente em Belo Horizonte. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, também possui formações e experiências complementares em fotografia, direção criativa, terapias corporais bioenergéticas, teatro físico e cinema. É capoeirista desde pequena. Sua produção artística transita por linguagens artísticas diversas. Desenvolve, baseada em sua história pessoal, a pesquisa "Fissurada" que experiencia o rosto como poética e a hospitalização como dispositivo criativo. Publicou de forma independente o zine de poemas intitulado “Toda Via Ilhas”. Aguarda a publicação do seu livro "Abraço sua Crina" pela Editora Impressões de Minas.







Valores

R$165 com desconto de 20% para associadxs;


1 bolsa integral destinada à interessadx que justifique motivação relacionada à proposta do curso, sem possibilidade financeira. Para candidatar-se escreva 1 carta de motivação e encaminhe para formacaofotoativa@gmail.com até o dia 16 de agosto 2020, com assunto “Bolsa - Respirar imagens”, respondendo à pergunta “De que forma esta atividade contribui para o meu processo atual?”









+ ver todos os cursos 






︎ Instagram
︎ Facebook
>> FALE CONOSCO

Belém do Pará - Brasil
1984 - 2024
Horário de funcionamento_

Terça a sexta - 15h às 18h
Sábado - 9h às 13h


A programação da Fotoativa é flexivel e se adapta a cada projeto. Consulte a agenda para se informar sobre as atividades que acontecem fora do horário de visitação.