Propomos o tema TEMPO DESTINO para esta edição, uma reflexão sobre a relação com o tempo, este que se faz presente, passado e futuro. Às vezes algo que nos faz acelerar, ou pensar com mais cautela.

O tempo da captura, da paciência, de contar, de aguardar, de respirar, de sentir e de experimentar ações coletivas e pessoais para um melhor entendimento de nossas próprias relações e processos.

Este é o momento de celebrar, de perceber o espaço coletivo como a passagem de um tempo que atravessa o destino de muitos, que se faz presente e transforma, que mexe, que modifica, que aguça o pensamento e  não nos deixa parar.





Café Fotográfico

com Miguel Chikaokae a Fotografia Pinhole



Convite para refletir sobre a potência e as possibilidades da fotografia pinhole no desenvolvimento de processos educativos e criativos, a partir de relatos sobre estudos e práticas que realiza desde o início dos anos 1980.  


7 de abril
início 16h
Associação Fotoativa








Oficina
Mini pinhole

com Moisés Araújo

5 a 7 de abril
Valor: 100,00
Associação Fotoativa

Inscrições aqui


Moisés Araújo é artista visual e arte educador, começou sua trajetoria com a fotografia artesanal entre 1999 e 2000, no Projeto Ver-o-peso com Miguel Chikaoka. Desde lá, participou de inúmeros projetos com artistas reconhecidos de Belém e também construiu uma consistente trajetória no campo da educação e da fotografia, ministrou oficinas no IAP, Centur, Curro Velho, nos interiores do estado do Pará e na cidade de Macapá. Fotoativista, Moisés construiu sua caminhada artistica sempre atrelada a fotografia pinhole, inclusive está presente no Projeto Pinhole Day Belém desde sua primeira edição.







Oficina
Lab Pinhole Livre

com Miguel Chikaoka

Idealizado pelo fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, fundador da Fotoativa, este laboratório é um convite para mergulhar na gênese das imagens como lugar de inspiração para  conceber  e experimentar câmeras fotográficas pinhole de diferentes tamanhos e formatos. Uma vivência colaborativa com o propósito de apurar o olhar crítico e criativo sobre os processos de captura da luz-imagem.


16 a 25 de abril
Valor: 300,00
Associação Fotoativa

Inscrições aqui


Miguel Chikaoka é fotógrafo e educador, vive e trabalha em Belém desde 1980, onde fundou a Associação Fotoativa e a  Agência Kamara Kó Fotografias. Suas obras transitam entre imagens, instalações e objetos de caráter conceitual, pautados na experiência de religação dos sentidos. Participou de exposições individuais e coletivas, dentre elas: Aguas Enlazadas - Tesitura de ríos, culturas y afectos no Centro de Fotografia de Montevideu-UR. 2014/2015; Navegante da Luz: Miguel Chikaoka e o navegar de uma produção experimental, Belém , 2014; Modern Photographic Expression of Brazil, Yokorrama/ Japão, 2008]; 29o Panorama da Arte Brasileira, MAM/SP, 2005; Une Certaine Amazonie, Salon du Livre et de la Presse Jeunesse, Paris/França , 2005; entre outras. Possui obras nos acervos da Coleção Pirellli/MASP de Fotografia (São Paulo), da Fundação Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro) e do AMA (Washington), Museu de Arte do Rio – MAR, Museu Casa das Onze Janelas, Museu de Fotografia de Fortaleza etc. Recebeu em 2012 o Prêmio Brasil Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, pela sua contribuição à fotografia brasileira.





Jornada Pinhole Day Belém

Worldwide Pinhole Photography Day

28 de abril
Início 9h
Valor: 40,00
Associação Fotoativa



︎ Instagram
︎ Facebook
>> FALE CONOSCO

Belém do Pará - Brasil
1984 - 2024
Horário de funcionamento_

Terça a sexta - 15h às 18h
Sábado - 9h às 13h


A programação da Fotoativa é flexivel e se adapta a cada projeto. Consulte a agenda para se informar sobre as atividades que acontecem fora do horário de visitação.