Fotoativa no Tempo das Águas busca compartilhar e ampliar a experiência da Fotoativa com a arte educação em regiões urbano-ribeirinhas, a partir da relação entre fotografia e identidade, Amazônia, comunidade, autonomia e a relação da cidade de Belém com rio, temas do então Grupo de Trabalho GT Pinhole, de onde se elaborou a ideia desse projeto.


Foram pensadas oficinas e mostras tendo como base dois eixos de experiência da Fotoativa: a Oficina de Fotografia Artesanal, técnica que está no DNA da Fotoativa, como método para pensar a relação urbano-rineirinha e questões de cidadania e identidade por meio do exercício do olhar, para o público de crianças e adolescentes; e a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, a partir do acúmulo de experiências da associação na área de elaboração e execução de projetos culturais, principal fonte de recursos para realização de atividades nesses 36 anos.


Fotoativa no Tempo das Águas foi contemplado no edital de chamamento Público para seleção de projetos culturais de relevância social para o município de Belém - n° 004/2018 - através do programa Pacto pela paz, Prefeitura de Belém, FUMBEL.


Suas ações aconteceram graças a uma rede de parceiros: Associação de Moradores da Vila da Barca, na Vila da Barca; Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém - MMIB, em Cotijuba; e do Coletivo Casa Preta, na Ilha de Caratateua.












Uma publicação virtual

Uma publicação virtual foi proposta para concretizar o projeto Fotoativa no Tempo das Águas, uma vez que a última etapa que seria realizada na Ilha do Combu, foi inviabilizada devido à pandemia do Covid-19.


Dessa forma, a presente publicação propõe dar continuidade ao compartilhamento de conhecimento sobre práticas fotográficas, reflexões educativas e ações culturais em rede, a partir de uma linguagem leve e acessível como forma de apresentar um pouco da memória dessa experiência e também trazer parte do conteúdo trabalhado nas atividades. Integram-se conceitos, exercícios, dicas e proposições para guiar pessoas interessadas em conhecer e experimentar mais sobre os temas trabalhados no decorrer das páginas.




Clique aqui para descarregar a publicação (PDF).

Publicação virtual tiragem ilimitada

A publicação é virtual e gratuita. Está licenciada com Creative Commons, onde você pode baixar e compartilhar à vontade, desde que não tenha fins comerciais.

Também é possível ter a sua versão impressa. Para isso, basta imprimir o documento PDF no formato A4, vertical, de preferência colorido, podendo ser preto&branco, com encadernação na cor de sua preferência.










Fotoativa no Tempo das Águas on Line





live
Diálogos em Rede: Ações culturais, práticas transformadoras
Vila da Barca, Cotijuba, Caratateua e Campina

com Inêz Medeiros, Ismael Rodrigues, Karoline Corrêa, Ryane Sousa, Andrea Rocha, Rose de Sousa, Luciana Medeiros e Camila Fialho, mediação de Flávia Cortez






live
Práticas educativas no projeto Fotoativa no Tempo das Águas
Trocas, memórias e reflexões

com Nailana Thiely, Irene Almeida, Dairi Paixão, Nathália Almeida, Joyce Nabiça e José Viana, mediação de Anne Dias e Jorge Ramos












Vídeo-momentos Fotoativa No Tempo das Águas






Breve registro do poema ‘A força da natureza’, do Mestre Apolo de Caratateua, durante vivência na Casa Preta.




Breve relato dos participantes das oficinas na Ilha de Caratateua, em parceria com o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém.








Depoimento de Thais Chaves participante da oficina de Elaboração de Projetos Culturais realizada na Associação Fotoativa.



Depoimento de Sil Lena participante da oficina de Elaboração de Projetos Culturais realizada na Associação Fotoativa.






Pequenas vivências na Ilha de Caratateua. Fotoativa no Tempo das Águas na Casa Preta sob condução de Di Preto.







Varal de imagens Fotoativa no Tempo das Águas













Fotoativa no Tempo das Águas é uma realização da Associação Fotoativa, com patrocínio do programa Pacto pela Paz - Fumbel - Prefeitura de Belém, contemplado pelo Edital de chamamento público para seleção de projetos culturais de relevância social para o município de Belém 004 - 2018 - Fumbel.

O projeto conta com a parceria da Associação de Moradores da Vila da Barca, na Vila da Barca; Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém - MMIB, em Cotijuba; e do Coletivo Casa Preta, na Ilha de Caratateua, os quais agradecemos imensamente.
realização




patrocínio


parceria
               












︎ Instagram
︎ Facebook
>> FALE CONOSCO

Belém do Pará - Brasil
1984 - 2024
Horário de funcionamento_

Terça a sexta - 15h às 18h
Sábado - 9h às 13h


A programação da Fotoativa é flexivel e se adapta a cada projeto. Consulte a agenda para se informar sobre as atividades que acontecem fora do horário de visitação.