inscrições abertas 






laboratório virtual

Fotografia encenada


com Martin Pérez



1 a 22 de julho 2020
5 encontros coletivos
quarta e quinta na primeira semana, quartas nas três semanas seguintes, de 19h às 21h
R$200 com desconto de 10% para pagamento à vista e 20% para associadxs;
1 bolsa integral destinada à interessadx que comprove motivação, sem possibilidade financeira; para candidatar-se escreva 1 carta de motivação e encaminhe para formacaofotoativa@gmail.com com assunto “Bolsa - Fotografia encenada”;







O laboratório busca gerar um espaço de encontro virtual para pensar e discutir as possibilidades da fotografia encenada. Serão diálogos iniciais sobre a obra de diferentes autores que trabalham nessa linha, como base para o planejamento, acompanhamento e execução de projetos de criação a partir das inquietações dos participantes.

Quais as implicâncias de trabalhar nessa linha em relação a diferentes discursos fotográficos? Como isso influi na elaboração de projetos dessa índole? Durante os encontros serão apresentadas diferentes possibilidades de realização, pós-produção e circulação dos trabalhos em fotografia encenada, de acordo com os interesses dos participantes.





Martin Pérez
Montevidéu, 1984. Mestre em Artes no PPGARTES-UFPA, é formado como Bacharel em Artes pela UDELAR (Montevidéu, Uruguai). Sua produção fotográfica centra-se no trabalho com artistas cênicos, com os quais elabora diferentes trabalhos na orbita da ficção. Em Belém participou da exposição “Belém: ressacas, heranças” no VII Prêmio Diário Contemporâneo de fotografia, da exposição “Alfabeto de ficções” do Núcleo de Pesquisa da Associação Fotoativa no marco do projeto A palavra é o Limite e a exposição individual “A Cidade”, como resultado da Bolsa de Pesquisa e Experimentação SEIVA da Fundação Cultural do Pará.




Conteúdo programático
1º Encontro
Apresentação de diferentes autores que trabalham na órbita da fotografia encenada.
Discussão sobre diferentes estratégias e possibilidades na interface fotografia e performance.
Autores: Jeff Wall, Cindy Sherman, Marcos López, Duane Michals, Manuel Vasón, Nelson Garrido, Erwin Olaf, David Lachapelle.

2º Encontro
Diálogos sobre realidade e ficção em fotografia;
Estratégias de criação;
A fotografia como metáfora;
A partir dos interesses dos participantes, diálogos sobre como elaborar e narrar em imagens as diferentes ideias que eles apresentem. Diferentes estratégias na elaboração de cenários, figurinos, iluminação, atuação, etc. Estratégias de como procurar referências, e de como levar adiante a produção, pensando no recurso da metáfora como possibilidade de tornar viável aquilo que não é possível fazer;
Discussão sobre o conceito "imagens de imagens", pensando que cada produção vai lembrar ao espectador outras imagens, como incorporar isso na produção de forma consciente;
Exercício de casa: Elaboração das propostas a realizar durante a oficina;

3º Encontro
Planejamento, acompanhamento e execução das diferentes propostas dos participantes.

4º Encontro
Planejamento, acompanhamento e execução das diferentes propostas dos participantes.

5º Encontro
A edição como narrativa.
Diferentes estratégias de edição pensando em como cada possibilidade oferece diferentes narrativas. Para além da seleção das imagens, serão abordadas diferentes possibilidades de pós-produção, bem como da apresentação dos trabalhos, das possibilidades de montagem assim como das diferentes possibilidades de circulação. Busca-se dar ênfase em como cada escolha diferente produz modificações na narrativa do trabalho.





Martin Pérez





+ voltar _ página inicial






︎ Instagram
︎ Facebook
>> FALE CONOSCO

Belém do Pará - Brasil
1984 - 2024
Horário de funcionamento_

Terça a sexta - 15h às 18h
Sábado - 9h às 13h


A programação da Fotoativa é flexivel e se adapta a cada projeto. Consulte a agenda para se informar sobre as atividades que acontecem fora do horário de visitação.