_ inscrições abertas
laboratório virtual
Fotografia encenada
com Martin Pérez
1 a 22 de julho 2020
5 encontros coletivos
quarta e quinta na primeira semana, quartas nas três semanas seguintes, de 19h às 21h
R$200 com desconto de 10% para pagamento à vista e 20% para associadxs;
1 bolsa integral destinada à interessadx que comprove motivação, sem possibilidade financeira; para candidatar-se escreva 1 carta de motivação e encaminhe para formacaofotoativa@gmail.com com assunto “Bolsa - Fotografia encenada”;
O laboratório busca gerar um espaço de encontro virtual para pensar e discutir as possibilidades da fotografia encenada. Serão diálogos iniciais sobre a obra de diferentes autores que trabalham nessa linha, como base para o planejamento, acompanhamento e execução de projetos de criação a partir das inquietações dos participantes.
Quais as implicâncias de trabalhar nessa linha em relação a diferentes discursos fotográficos? Como isso influi na elaboração de projetos dessa índole? Durante os encontros serão apresentadas diferentes possibilidades de realização, pós-produção e circulação dos trabalhos em fotografia encenada, de acordo com os interesses dos participantes.
Martin Pérez
Montevidéu, 1984. Mestre em Artes no PPGARTES-UFPA, é formado como Bacharel em Artes pela UDELAR (Montevidéu, Uruguai). Sua produção fotográfica centra-se no trabalho com artistas cênicos, com os quais elabora diferentes trabalhos na orbita da ficção. Em Belém participou da exposição “Belém: ressacas, heranças” no VII Prêmio Diário Contemporâneo de fotografia, da exposição “Alfabeto de ficções” do Núcleo de Pesquisa da Associação Fotoativa no marco do projeto A palavra é o Limite e a exposição individual “A Cidade”, como resultado da Bolsa de Pesquisa e Experimentação SEIVA da Fundação Cultural do Pará.
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/3aaba078d3ab1ae211f11090fa699b59b65194eaab7dd43c0c1e9f6797603528/MartinPerez.jpeg)
Martin Pérez
Montevidéu, 1984. Mestre em Artes no PPGARTES-UFPA, é formado como Bacharel em Artes pela UDELAR (Montevidéu, Uruguai). Sua produção fotográfica centra-se no trabalho com artistas cênicos, com os quais elabora diferentes trabalhos na orbita da ficção. Em Belém participou da exposição “Belém: ressacas, heranças” no VII Prêmio Diário Contemporâneo de fotografia, da exposição “Alfabeto de ficções” do Núcleo de Pesquisa da Associação Fotoativa no marco do projeto A palavra é o Limite e a exposição individual “A Cidade”, como resultado da Bolsa de Pesquisa e Experimentação SEIVA da Fundação Cultural do Pará.
Montevidéu, 1984. Mestre em Artes no PPGARTES-UFPA, é formado como Bacharel em Artes pela UDELAR (Montevidéu, Uruguai). Sua produção fotográfica centra-se no trabalho com artistas cênicos, com os quais elabora diferentes trabalhos na orbita da ficção. Em Belém participou da exposição “Belém: ressacas, heranças” no VII Prêmio Diário Contemporâneo de fotografia, da exposição “Alfabeto de ficções” do Núcleo de Pesquisa da Associação Fotoativa no marco do projeto A palavra é o Limite e a exposição individual “A Cidade”, como resultado da Bolsa de Pesquisa e Experimentação SEIVA da Fundação Cultural do Pará.
Conteúdo programático |
1º Encontro Apresentação de diferentes autores que trabalham na órbita da fotografia encenada. Discussão sobre diferentes estratégias e possibilidades na interface fotografia e performance. Autores: Jeff Wall, Cindy Sherman, Marcos López, Duane Michals, Manuel Vasón, Nelson Garrido, Erwin Olaf, David Lachapelle. |
2º Encontro Diálogos sobre realidade e ficção em fotografia; Estratégias de criação; A fotografia como metáfora; A partir dos interesses dos participantes, diálogos sobre como elaborar e narrar em imagens as diferentes ideias que eles apresentem. Diferentes estratégias na elaboração de cenários, figurinos, iluminação, atuação, etc. Estratégias de como procurar referências, e de como levar adiante a produção, pensando no recurso da metáfora como possibilidade de tornar viável aquilo que não é possível fazer; Discussão sobre o conceito "imagens de imagens", pensando que cada produção vai lembrar ao espectador outras imagens, como incorporar isso na produção de forma consciente; Exercício de casa: Elaboração das propostas a realizar durante a oficina; |
3º Encontro
Planejamento, acompanhamento e execução das diferentes propostas dos participantes. |
4º Encontro Planejamento, acompanhamento e execução das diferentes propostas dos participantes. |
5º Encontro A edição como narrativa. Diferentes estratégias de edição pensando em como cada possibilidade oferece diferentes narrativas. Para além da seleção das imagens, serão abordadas diferentes possibilidades de pós-produção, bem como da apresentação dos trabalhos, das possibilidades de montagem assim como das diferentes possibilidades de circulação. Busca-se dar ênfase em como cada escolha diferente produz modificações na narrativa do trabalho. |
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/bd67f3ce64d0f7bb4ca2f03c480c38cf3a5b4b6ffb069d1e6defff13fb939338/Martin-Perez-00001.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/c8c559f62530150c7d87feb13b3d16b4fe7b32b57cc8f289c040d1216c251cdb/Martin-Perez-00002.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/585aa9f32aa9983d83098b0c093715ef5504c48281741ae5a749ff66b4c50ab3/Martin-Perez-00003.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/7787465bb2dd2f2e0031b071f23f4b5903ec30fcd60b7b6f6ca0da4188811d5b/Martin-Perez-00004.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/25734001c48ebf9a459291088cd191296ec5da7169eaf23ae66cc687680cef84/Martin-Perez-00005.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/3723abee8c7ae104f343feb07ea70871e487b6ed5bbfda1d2a0f377e85733d24/Martin-Perez-00006.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/c439dc1ea6170fd0443fa8fc1c8d0441a675855a8034acdda7a66fab41a5b775/Martin-Perez-00007.jpg)