_ inscrições abertas 






laboratório virtual

Criação de portfólio para artistas visuais


com Camila Fialho



6 a 18 de julho 2020
6 encontros coletivos + 1 encontro individual sob agendamento
segundas, quartas e sextas, de 10h às 12h
R$250 com desconto de 10% para pagamento à vista e 20% para associadxs;
1 bolsa integral destinada à interessadx que comprove motivação, sem possibilidade financeira; para candidatar-se escreva 1 carta de motivação e encaminhe para formacaofotoativa@gmail.com com assunto “Bolsa - Portfolio”; 












A elaboração de um portfólio e sua constante atualização é ferramenta fundamental para circulação de trabalhos desenvolvidos. Seja no campo das artes visuais ou da fotografia, informações compiladas e organizadas são exigidas tanto para inscrição em editais, como para concorrer a bolsas, residências ou prestar qualquer processo seletivo nessas áreas.

Ademais, a construção de um portfólio é um mergulho para dentro de si, permitindo aprofundar a compreensão de seu processo artístico, sua produção e percurso, uma vez que colocados em perspectiva.

Tal tarefa, no entanto, se mostra muitas vezes difícil quando estamos muito habituados com nosso próprio fazer, sem o distanciamento necessário para examinar, organizar e mesmo hierarquizar a apresentação de nossa produção.

Esta oficina propõe percorrer o processo de falar de si mesmo através de sua trajetória artística entre a autobiografia e as artes para pensar a construção do sujeito artista. Os encontros trazem exercícios práticos para elaboração de portfólio, abrangendo desde a seleção e discussão dos trabalhos e sua sistematização, quais informações devem acompanhá-lo e possíveis formatos para apresentá-lo.

Para além da elaboração do portfólio em si, as discussões abarcam apanhados pontuais e críticos sobre o material compartilhado com o grupo. A ideia é que os participantes também possam pensar o seu trabalho em diálogo com os outros, descobrir novas produções e a partir delas pensar a sua prática artística e profissional.





Camila Fialho
Camila Fialho
Porto Alegre/RS, 1980. Radicada em Belém desde 2014, é artista, curadora e gestora cultural. Colaboradora da Associação Fotoativa, onde agora está à presidência, é uma das coordenadoras do Núcleo de Pesquisa de Documentação vinculado ao acervo da entidade. Formada em Letras e Mestre em Literatura Francesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem especialização em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo/SP). Suas pesquisas abarcam reflexões sobre território, modos de exploração, memória, tensões entre palavra e imagem, publicações independentes, práticas colaborativas e gestão em espaços híbridos independentes.







Conteúdo programático
1º Encontro
Apresentação da proposta de oficina;
Estrutura fundamental de um portfólio;
Exemplos de portfólio de artistas;
Plataformas possíveis;

2º Encontro
Apresentação dos trabalhos dos participantes e dicas iniciais de organização;

3º Encontro
Organização do material dos participantes e elaboração de conteúdo (parte 1);
O que tenho?
Descritivos básicos.
Qual seleção possível?
Formas de organizar (técnica, tipo de trabalho, data, conceitos);
Palavras-chaves - pequenos textos;

4º Encontro
Organização do material dos participantes e elaboração de conteúdo (parte 2);
Disposição do material para apresentação;
imagens-chaves + textos; 
minibio + CV;

Atendimento individual - sob agendamento
Dúvidas e dicas direcionadas;

5º Encontro
Apresentação dos portfólios elaborados ao longo da oficina (parte 1);

6º Encontro
Apresentação dos portfólios elaborados ao longo da oficina (parte 2);
Considerações finais.


+ voltar _ página inicial






︎ Instagram
︎ Facebook
>> FALE CONOSCO

Belém do Pará - Brasil
1984 - 2024
Horário de funcionamento_

Terça a sexta - 15h às 18h
Sábado - 9h às 13h


A programação da Fotoativa é flexivel e se adapta a cada projeto. Consulte a agenda para se informar sobre as atividades que acontecem fora do horário de visitação.