_ inscrições abertas
minicurso virtual
ARTE EM BELÉM: um panorama histórico
com Ednaldo Britto
22 agosto a 26 setembro | 6 encontros virtuais ao vivo
Aos sábados, de 9h às 11h (podendo se estender até 12h)
Destina-se a artistas, pesquisadores, educadores, estudantes e demais interessados (acima de 18 anos).
A proposta deste minicurso é estudar de maneira coletiva e panorâmica diferentes aspectos da História da Arte em Belém, considerando como lapso de tempo o percurso que se estende do período pré-colonial ao contemporâneo.
O Programa será conduzido numa perspectiva histórico-crítica e direcionado ao público de faixa etária adulta (a partir de 18 anos). Texto-roteiro e reproduções fotográficas serão empregados como recursos para favorecer a assimilação dos conteúdos abordados.
A Tragédia do Brigue Palhaço, Romeu Mariz Filho
Conteúdo programático |
Encontro 01 - Conceitos e Noções Preliminares Fundamentação teórica; Arte | História da Arte | Linguagens artísticas | História. Encontro 02 - Os Antigos Habitantes Produção cultural e artística Tupinambá antes da chegada dos europeus; Como essa produção se mantém como elemento dentro da cultura, arte e produção histórica da cidade. Encontro 03 - Colonização, Religiosidade e Arte Sacra - Séculos XVII e XVIII Produção artística a partir da chegada dos colonizadores; Início do processo de colonização; Fundação da cidade de Belém; Chegada das ordens religiosas. Encontro 04 - Cabanagem, “Bela Época” e Importações Artísticas - Século XIX Primeiro período: Crise política | Conflito armado | Revolução; Segundo período: Exploração do látex | Investimento de parte da Riqueza em produção artística; Estilos de arte importados: Art Nouveau, Ecletismo, Art Decor. Encontro 05 - Nacionalismo, Urbanização e Arte Moderna - Fim do Século XIX e meados do Século XX Proclamação da República; Crescente urbanização; Surgimento da Arte Moderna em Belém. Encontro 06 - Arte Contemporânea - Século XX em diante Produção de arte na segunda metade do século XX; Influência do pós Guerra; Novas tecnologias | Novos conceitos; Arte conceitual; Panorama da produção atual contemporânea em Belém. |
Ednaldo Britto
Pesquisador, produtor e professor de Artes Visuais. Licenciado em Educação Artística (Artes Plásticas) e pós-graduado em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Pará. Trabalhou como professor de História da Arte para o Departamento de Artes da Universidade Federal do Pará, exerceu o cargo de gerência de grupo técnico em Artes Plásticas e Audiovisual no Instituto de Artes do Pará (IAP), gerenciou e dirigiu as Oficinas da Fundação Curro Velho e foi professor de Artes Visuais na Fundação Educacional Bradesco. Atualmente, trabalha com gestão cultural em Artes Visuais na Fundação Cultural do Pará.
brittoednaldo.wixsite.com/meusite
Ednaldo Britto
Pesquisador, produtor e professor de Artes Visuais. Licenciado em Educação Artística (Artes Plásticas) e pós-graduado em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Pará. Trabalhou como professor de História da Arte para o Departamento de Artes da Universidade Federal do Pará, exerceu o cargo de gerência de grupo técnico em Artes Plásticas e Audiovisual no Instituto de Artes do Pará (IAP), gerenciou e dirigiu as Oficinas da Fundação Curro Velho e foi professor de Artes Visuais na Fundação Educacional Bradesco. Atualmente, trabalha com gestão cultural em Artes Visuais na Fundação Cultural do Pará.
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Pesquisador, produtor e professor de Artes Visuais. Licenciado em Educação Artística (Artes Plásticas) e pós-graduado em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Pará. Trabalhou como professor de História da Arte para o Departamento de Artes da Universidade Federal do Pará, exerceu o cargo de gerência de grupo técnico em Artes Plásticas e Audiovisual no Instituto de Artes do Pará (IAP), gerenciou e dirigiu as Oficinas da Fundação Curro Velho e foi professor de Artes Visuais na Fundação Educacional Bradesco. Atualmente, trabalha com gestão cultural em Artes Visuais na Fundação Cultural do Pará.
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Valores
1 bolsa integral destinada à interessadx que justifique motivação relacionada à proposta do curso, sem possibilidade financeira; para candidatar-se escreva 1 carta de motivação e encaminhe para formacaofotoativa@gmail.com até o dia 16 de agosto 2020, com assunto “Bolsa - Arte em Belém”, respondendo à pergunta “De que forma esta atividade contribui para o meu processo atual?”;
Bibliografia
AZEVEDO, João Lúcio d’. Os Jesuítas no Grão-Pará: Suas Missões e a Colonização. Belém: SECULT, 1999.
COIMBRA, Oswaldo. A Saga dos Primeiros Construtores de Belém. Belém: IOE, 2002.
BASSALO, Célia Coelho. Art Nouveau em Belém. Brasília, DF: iphan/Programa Monumenta, 2008.
DERENJI, Jussara da Silveira. Igrejas, Palácios e Palacetes de Belém. Brasília, DF: iphan/Programa Monumenta, 2009.
FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. Os Vândalos do Apocalipse e Outras Histórias: Arte e Literatura no Pará dos Anos 20. Belém: IAP, 2012.
FERNANDES, Caroline. O Moderno em Aberto: O Mundo das artes em Belém do Pará e a pintura de Antonieta Feio. Belém: IAP, 2013.
PEVSNER, NIKOLAUS. Academias de Arte: Passado e Presente. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
RIBEIRO, Darcy. Os Índios e a Civilização: A Integração das Populações Indígenas no Brasil Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SOBRAL, Maria de Lourdes. As Missões Religiosas e o Barroco no Pará. Belém: editora UFPA, 1986.
SOBRAL, Acácio. Momentos Iniciais do Abstracionismo no Pará. Belém: IAP, 2002.