viver ou narrar

publicação do projeto Fotoativa em Residência: dois de cá, dois de lá


processos artísticos de Débora Flor, Malu Teodoro, Randolpho Lamonier e Wellington Romário
textos de Adriele Silva da Silva, Alexandre Sequeira, Armando Queiroz e Cláudia Leão
organização de Camila Fialho e José Viana
144 páginas
tiragem 500 unidades
Associação Fotoativa, 2015










A publicação se configura como um registro do processo criativo da residência, que durante 10 semanas recebeu os quatro artistas – Débora Flor, Malu Teodoro, Randolpho Lamonier e Wellington Romário – para um processo de trocas, vivências e experimentações poéticas, tomando a fotografia em seu contexto de partilha com outras práticas e linguagens.

Entre diversas atividades, os residentes participaram de bate-papos sobre processos artísticos, atividades com artistas convidados, momentos de troca com o público externo e a exposição “Um Tanto de Nós” realizada no Museu da UFPA, após a morada dos quatro artistas por uma semana no Palecete Augusto Montenegro, sede do Museu. O processo contou com o acompanhamento curatorial de Armando Queiroz e Alexandre Sequeira, membros do Conselho Curador da Fotoativa.

De acordo com Camila Fialho, coordenadora do projeto, a publicação é “o encerramento de todo o projeto, traz a memória do processo e fragmentos de reflexões e enunciados poéticos dos artistas e de pessoas que estiveram presentes ao longo da residência”.

O projeto foi contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição, do Ministério da Cultura e contou com o apoio da Kamara Kó Galeria e do Museu da UFPA. A publicação impressa foi viabilizada através da parceria com a Imprensa Oficial do Estado do Pará. Após o lançamento, será disponibilizada uma versão virtual da publicação.


Flávia Cortez

























Associação Fotoativa
desde 1984 © 




Visite-nos !

Praça Visconde do Rio Branco, 19
Campina, Belém, PA — 66010-110

Terça a sexta | 15h às 18h
Sábado | 9h às 13h

Horários flexíveis. Consulte para saber das 
atividades fora do horário de visitação.