Fotoativa em Residência com Li Vasc
fevereiro a março de 2018
Li Vasc, artista de João Pessoa, participou do programa Fotoativa em Residência para pesquisas autônomas, de fevereiro a março de 2018. Durante sua breve estadia, aprofundou suas pesquisas em torno do projeto de fotoperformance intitulado Nascer(dor) que parte de sessões de escuta de pesadelos para posterior encenação de cenas a serem fotografadas.
Em Belém, junto de uma placa onde se lê “Conte-me um pesadelo”, a artista agencia um espaço de escuta continuado, atuando sobretudo no Ver-o-Peso para escutar trabalhadores e passantes. Faz incursões pelas Praças da República e Batista Campos, e junto do coletivo Aparelho, realiza sessões de escuta no Mercado Porto do Sal, ouvindo pesadelos de crianças e idosos.
Entre diversos cadernos (depois de tentativas de registro em áudio ou vídeo), constituiu um vasta repertório de histórias vividas no mundo dos sonhos, que passa a veicular matéria prima para trabalhos posteriores.
Fotos: Paula Vanessa
Para a construção fotográfica, a interlocução se dá diretamente com os participantes das sessões de escuta que topam o confronto com seu próprio pesadelo ou então com artistas convidados que tomam para si o desafio de adentrar no universo de desconhecidos através de seus relatos. Li então assume a posição de fotógrafa recorrendo à fotografia analógica, utilizando isos baixos (6-25) ou processos de revelação alternativos para construir este outro mundo inventado.
1983, João Pessoa/PB.
Artista visual, tem com graduação em História (UFPB, em 2008) e em Pedagogia (Instituto São Judas Tadeu, 2012), além de especialização em Docência do Ensino Superior (2012). Iniciou nas artes visuais em 2014, quando fez o curso livre de fotografia no Centro Estadual de Arte em João Pessoa. Dentre as exposições mais recentes, participou das coletivas: Marca(das) Estima, no Salão da Fotografia CONSIGO, São Paulo, out. 2017; Artes Agosto, no Ateliê Multicultural Elionai Gomes-PB, ago.-set. 2016; Salão de artes visuais do Sesc-PB, jul. 2016; Exposição Inundação, no Festival Delas Mulheres na Arte/ 25, Ateliê Plano, Jundiaí/SP de junho a 9 de julho, 2015; Monstruosas Subpolíticas e Descolonialidades, no Espaço Casarão, Recife/PE, ago 2015. Exposição Individual no
Salão da Fotografia CONSIGO, em São Paulo/SP, out. 2016.