Fotoativa em Residência com Bruna Brandão














Bruna Brandão

Fotógrafa de Minas Gerais, desde 2014 desenvolvo um projeto documental de forma independente sobre a cultura de aparelhagens em Belém e cidades próximas. O estímulo surgiu pela oportunidade de trabalhar junto ao designer Fernando Dias, que propôs desenvolver um livro de pesquisa visual/design sobre o tecnobrega para seu trabalho de conclusão de curso na UEMG - você pode ver o trabalho aqui https://www.behance.net/gallery/22355681/Terremoto-Sonoro.

Após esta primeira provocação, me envolvi bastante com a cena e continuei a pesquisa por conta própria, mais voltada para fotografia, registro documental e entrevistas livres - entre 2014 e 2019 foram 7 estadias curtas em Belém totalmente envolvida com as aparelhagens, em especial Crocodilo, Superpop, Rubi e algumas de médio e pequeno porte como Mega Panksom, Mauro Som e Palio Safadão.

O trabalho fotográfico já foi publicado pela Folha de São Paulo, Jornal Estado de Minas, Revista Trip e exibido no Miami Street Photography Festival 2019 (EUA) e Godarc Galeria (BH/MG) O primeiro esboço do livro elaborado com o designer Fernando Dias foi premiado na 11a Bienal Brasileira de Design Gráfico.

Além disso, escrevi um mini guia informal sobre as festas de tecnobrega em Belém que acabou virando um dos poucos textos de referência encontrados online para pesquisar as características de cada aparelhagem - http://www.bruna-brandao.com/blogb/guiadeaparelhagem. Meu registro do material ainda é muito amplo, e acredito que a Residência FotoAtiva é a oportunidade ideal de ter um tempo vivenciando a cultura musical da cidade mais a fundo, direcionar o recorte do trabalho documental mais voltado para retratos e histórias pessoais dentro da cultura de aparelhagens e explorar um pouco da relação de tecnologia e Amazônia e o contraste visual dos leds com a floresta. Para mim é importante continuar desenvolvendo este registro de uma cultura do brega tão significativa e pouco documentada que não de maneira informal. Me interessa também pesquisar as formas que a fotografia documental pode cruzar com os registros informais das festas de aparelhagem como processo criativo, como por exemplo exibição de fotografias em painéis de led durante as festas. Poder contar com acompanhamento e orientação artística de membros da FotoAtiva vai ser muito importante para poder redirecionar a pesquisa e formatar um registro e discussão mais densa dentro da pesquisa documental e antropológica dos circuitos de brega da cidade.

























Associação Fotoativa
desde 1984 ©




Visite-nos !

Praça Visconde do Rio Branco, 19
Campina, Belém, PA — 66010-110

Terça a sexta | 15h às 18h
Sábado | 9h às 13h

Horários flexíveis. Consulte para saber das 
atividades fora do horário de visitação.