Inscrições abertas para Fotoativa em Residência - luzes de inverno em águas de março
O programa Fotoativa em Residência abre convocatória para o ciclo Luzes de Inverno em Águas de Março e selecionará 6 artistas atuantes na Amazônia Legal brasileira para uma residência artística de criação e pesquisa, que ocorrerá de 23 de fevereiro a 23 de março de 2026.
A imersão coletiva propõe investigar a potência criativa das luzes e das águas, na conjunção entre o findar do inverno amazônico e o início do período chuvoso. A residência oferece aos selecionados: bolsa de pesquisa no valor de R$ 4.500,00 ; passagem aérea para não residentes em Belém; auxílio alimentação.
Inspirado na Pedagogia da Luz de Miguel Chikaoka — força motriz da instituição desde sua origem —, o programa propõe um mergulho nas experimentações de sensibilização do olhar por meio da luz, vinculando os processos à dimensão das águas.
Para participar, as pessoas interessadas devem preencher um formulário online com dados pessoais, carta de motivação, currículo resumido e portfólio até 14 de dezembro de 2025 (ver item sobre o programa / como se inscrever).
A seleção será realizada pela equipe gestora do programa e considerará: a relevância e o direcionamento da proposta de pesquisa; a qualidade do portfólio e dos trabalhos anteriores da pessoa proponente; a diversidade de linguagens para a composição do grupo final.
Após a seleção inicial, um grupo de até 12 artistas será convidado para entrevistas virtuais, que ocorrerão no dia 22 de dezembro de 2025. O grupo final de participantes será definido a partir dessas entrevistas.
Dúvidas? Escreva para: residenciafotoativa@gmail.com
inscreva-se aqui gratuitamente