Pinhole Day Belém


Em 2002, inspirada no Worldwide Pinhole Photography Day, a Fotoativa inaugura o projeto Pinhole Day Belém, com objetivo de celebrar a fotografia artesanal de furinho, envolvendo anualmente um público diverso e interessado.

Desde então, a Associação oferece anualmente um programa de oficinas, palestras e jornadas, reunindo praticantes e iniciantes em torno da fotografia pinhole e das relações que podem se estabelecer. Ações estas que culminam na realização de exposições, simpósios e registros em vídeo e fotografia.

O Pinhole Day pode representar um momento de contemplação e reflexão num mundo em que as pessoas têm cada vez menos tempo para isso e onde as tecnologias se multiplicam e se tornam obsoletas em ritmo tão acelerado.




Entre 2012 e 2014, por conta das obras]de restauro do Casarão Fotoativa, o Pinhole Day Belém foi realizado em outros espaços parceiros na cidade. No Fórum Landi, na Cidade Velha, e no IAP, no bairro de Nazaré.

Em 2015, de volta ao Casarão, o Pinhole Day passou a ser realizado de forma colaborativa com outros grupos da cidade. Contou com a co-realização do Casulo Cultural e do Coletivo Olhar Analógico.

Em 2016, ano que a cidade de Belém completa seus 400 anos de história, o Pinhole Day Belém seus 15 anos de atividade cultural ininterrupta. Lugar, imagem e tempo. Reencontros e novas descobertas.



Confira a coleção completa de videos produzidos durante os projetos Pinhole Day Belém:




Pinhole Day Belém 2014

Em 2014, produzimos um MiniDoc a partir das quatro oficinas iniciais, o momento de pré-produção coletiva e a Jornada, que foi realizada simultaneamente no Fórum Landi e no IAP.
Imagens: Arlem Araújo,  Júlio Cezar, José Viana, Rodrigo José
Edição: Arlem Araújo e José Viana







︎ Instagram
︎ Facebook
>> FALE CONOSCO

Belém do Pará - Brasil
1984 - 2024
Horário de funcionamento_

Terça a sexta - 15h às 18h
Sábado - 9h às 13h


A programação da Fotoativa é flexivel e se adapta a cada projeto. Consulte a agenda para se informar sobre as atividades que acontecem fora do horário de visitação.