Atravessamentos – Fotoativa ontem e hoje

exposição coletiva de Artistas
que formam a Fotoativa
curadoria de Camila Fialho
4 de outubro de 2018 a 3 de fevereiro de 2019

Miguel Chikaoka

O convite do Sesc para Fotoativa organizar uma exposição em seu espaço traz como provocação inicial olhar para os arquivos da associação e pensar questões que dele reverberam. Proposta oportuna que chega às vésperas de seus 35 anos, momento de revisitar sua trajetória e projetar futuros possíveis. Entre imagens de arquivo, objetos, vídeos, livros de artista e muitas fotografias de ontem e hoje, o que se propõe apresentar são experiências atravessadas que resultam em trabalhos cujos processos poéticos perpassam as gerações de artistas que fazem parte da história da Fotoativa. Atravessamentos estrutura-se em quatro eixos permeáveis: atravessamentos críticos, sensíveis e históricos, que finalmente transbordam para além do espaço expositivo por meio de ações oferecidas ao público.

Desde sua constituição enquanto grupo no final da ditadura militar, a Fotoativa mantém diálogo com movimentos sociais e culturais emergentes em atuação no norte do Brasil. Atravessamentos críticos delineiam o primeiro nicho expositivo, trazendo à tona a complexidade de uma Amazônia profunda desde onde falam estes artistas, situando locais de interlocução nos quais relações, ainda que efêmeras, de alguma forma são estabelecidas. A delicadeza dos olhares que retratam os diferentes cenários revelam a força de animais, crianças, mulheres, florestas, homens e rios que lutam e resistem na contramão dos famigerados grandes projetos imputados à região. Apesar da suposta distância temporal que separa os trabalhos, as realidades apresentadas acabam por se corresponder e se atualizam no presente.

Encontrar modos de suplantar os descompassos sociais e políticos recai na necessidade do fortalecimento das relações humanas, da redescoberta de modos de como viver junto. A Fotoativa enquanto lugar de afeto consolida a força de uma movida coletiva que age no mundo despertando outras sensibilidades, atuando como agente transformador. Sejam nas experimentações e embates com a própria matéria fotográfica ou com o fazer artístico, seja no agenciamento de processos dialógicos ou colaborativos, a partilha é fio condutor de um certo modus operandi do grupo. Atravessamentos sensíveis expandem-se a partir da multiplicidade dos tantos olhares, sem perder de vista a diferença e a particularidade de cada um que dá forma e força ao conjunto. Percursos distintos afloram em uma grande vibração de cores e formas – cada obra abarca em si um universo. A fotografia aqui não é o fim, mas o meio de acesso a outros encantos invisíveis, da ordem do sensível, do impalpável.

Entre ontem e hoje, Atravessamentos históricos retraçam a linha do tempo dos anos 1980 para cá, destacando momentos-chave da Fotoativa, dessa memória coletiva, imprecisa e viva. Salientam pontos de encontro por onde convergem e desde onde se expandem práticas pedagógicas, experimentos e processos poéticos. A seu redor, uma teia visual cerca ações e projetos desenvolvidos ao longo dos anos pelo grupo, experienciando formas de habitar a cidade, constituir laços, descobrir espaços disponíveis para novas criações.

Por fim, o Transbordamento traz a potência do encontro na experiência em si, em uma programação que se dá ao longo da exposição. As conversas cruzadas com membros do coletivo alargam a percepção acerca deste lugar que é a Fotoativa: orgânico e diverso, sensível e crítico, dinâmico e complexo. As oficinas são espaços de troca disparadores de processos criativos, multiplicadores, de onde podem emergir sensibilidades outras nas formas de perceber e interagir com o mundo.

Camila Fialho
Presidenta da Associação Fotoativa

Artistas

Adriele Silva da Silva – Alexandre Sequeira – Ana Catarina – Cláudia Leão – Cinthya Marques – Débora Flor – Dirceu Maués – Eduardo Kalif – Elza Lima – Flávya Mutran – Guy Veloso – Ionaldo Rodrigues – Irene Almeida – Jorge Ramos – Joyce Nabiça – Luciana Magno – Marise Maués – Martín Pérez – Miguel Chikaoka – Mireille Pic – Octávio Cardoso – Orlando Maneschy – Paula Sampaio – Patrick Pardini – Raio Verde (Camila Fialho e José Viana) – Randolpho Lamonier – Rodrigo Correia – Shirley Penaforte – Véronique Isabelle – Walda Marques

Colaborações

  • Adriele Silva da Silva, Débora Flor e Véronique Isabelle em colaboração com as crianças da Unidade Pedagógica São José, de Ilha Grande, Belém/PA.
  • Para’í Lopes Guarani, jovens da aldeia Guarani de Nova Jacundá e Véronique Isabelle em colaboração com Almires Machado Martins

 

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html