IV mostra de projeções fotoativa

chamada encerrada!

Em 2018, a Associação Fotoativa realiza a 4ª edição da Mostra de Projeções, como parte da programação do X Colóquio Fotografia e Imagem, com o tema Arquivos e outras memórias.

Com o intuito de transpor fronteiras e celebrar o convívio no espaço público da cidade, a Mostra quer trazer para Belém trabalhos de artistas de toda e qualquer parte.

A Mostra celebra o 34­º aniversário da Fotoativa, em uma noite de projeções em grande formato na Praça das Mercês. Os trabalhos, que podem ser em linguagens diversas, devem ser finalizados no suporte de vídeo digital, com duração sugerida até 4 minutos.

arquivos e outras memórias

O tema desta edição, Arquivos e outras memórias, propõe refletir acerca do universo dos arquivos, repertórios imagéticos e documentais que reservam, cada qual, sua singularidade. Ainda que lacunar e descontínuo, institucional ou pessoal, um arquivo sempre diz muito acerca das memórias de um lugar, desdobrando-se em histórias possíveis ainda inacabadas, lastros que abrem leituras sobre o nosso presente. Dentre inúmeras questões que nos interpelam, somos convidades a refletir sobre como nascem os arquivos, como são constituídos os acervos, de que forma se tornam suporte para a construção de narrativas; como se vinculam a uma localidade, a uma geração, a uma paisagem; como se atrelam a determinado espaço e dele reverberam leituras outras, contextuais, afetivas, políticas.

seleção e mostra

Dos trabalhos enviados até a data limite, haverá seleção para compor a mostra principal, com projeção em grande formato, sonorizada, em praça pública, a ser realizada no dia 24 de agosto 2018, na Praça das Mercês.

A comissão de seleção será composta por 3 artistas da comunidade Fotoativa:

Cláudia Leão é artista, professora do curso de Artes Visuais da UFPA. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Tem experiência em Artes, com ênfase em teoria da imagem, ontogênese da imagem, pertença, saudade, ambiente, corpo e arte e política na Amazônia. Atualmente vive em Belém/PA, coordena o grupo de pesquisa Lab AMPE – Laboratório Transdisciplinar entre Experimentações, Corpo, Ambiente, Amor, Arte e Política na Amazônia, colabora com projetos artísticos e movimentos independentes de autonomia na região Amazônica.

Felipe Mendonça – é videasta e artista visual. Pesquisador e entusiasta em Artes. Graduando do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará.

Galvanda Galvão – videoartista, fotógrafa, professora, pesquisadora  de poéticas visuais e escritora do livro AMENINAANOLIMOC, Editora: Uxi.Cão, 2013 e Um Lance de Dentes, poesia e acepipe (serigrafia, fotografia e poesia) da Editora Do Escriba e Uxi.Cão, 2017.  Nam Sbillam (2016), Transluciferação (2016), Entre o Anjo e o Polichinelo (2016), Cartas (e)videntes (2017) , videoartes em parceria com Izabela Leal  e “Arredados” (2018) em fase de edição,  produções da sibilafilmes, com Gilberto Mendonça, Rodrigo Britto e participação especial: Paula Vanessa, Juliana Trindade e Martin Juef.

A decisão da comissão é soberana, com base nos critérios que levam em consideração a abordagem do tema proposto, coesão e consistência do trabalho na utilização das imagens, do som e do tempo.

Aos participantes selecionadxs, será concedido certificado em formato digital, a ser enviado em até 5 (cinco) dias subsequentes ao evento.

inscrição

As inscrições devem ser enviadas até às 23h59 do dia 5 de agosto 2018, via formulário online abaixo:

O ato da inscrição implica na automática e plena concordância em participar da IV Mostra de Projeções Fotoativa – Arquivos e outras memórias.

Os trabalhos enviados – vídeo, fotografia e/ ou desenho – devem observar o caráter audiovisual da mostra (som e imagem) e estar obrigatoriamente em algum dos seguintes formatos: .mp4, .mov, .mpeg.

A duração máxima sugerida para cada trabalho é de 4 minutos.

Os arquivos devem ser enviados via link para download na ficha de inscrição, com senha quando for o caso, ou ser encaminhados via wetransfer e/ou google drive para o email coloquio@fotoativa.org.br, com a seguinte nomeação:

modelo: autor(a)_título_ano.extensao

exemplo: coletivo_outrasmemorias_2018.mp4

Inscrições gratuitas