O Colóquio de Fotografia e Imagem teve início em 2002, reunindo pesquisadores locais que propuseram análises sobre o diálogo da fotografia com áreas de conhecimento como história, semiótica e arte.

Em 2003, o evento passou a ser realizado anualmente pela Associação Fotoativa, com o objetivo de ampliar para o campo da pesquisa visual as ações já desenvolvidas pela entidade. Nesta etapa, foram incorporados parceiros, como o Instituto de Artes do Pará – IAP e o Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará – ICA / UFPA.

Artistas e pesquisadores de várias partes do Brasil e ainda de outros países já participaram do Colóquio, debatendo o mundo visual contemporâneo a partir de temas como antropologia, experimentalismo, suportes, crítica fotográfica, identidade, percepção, processos criativos e a relação entre imagem e cidade.

Fórum de produção de conhecimento e troca de informações entre pesquisadores, profissionais e estudantes ligados ao campo da fotografia, da imagem e afins, o Colóquio de Fotografia e Imagem se tornou o principal evento desta natureza no Pará.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html