A segunda etapa do Projeto Fotoativa no Tempo das Águas foi realizada de 25 a 28 de novembro, em Cotijuba, em uma parceria com a Associação do Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém – MMIB, e contou com a participação de 45 crianças e adolescentes na Oficina de Fotografia Artesanal Pinhole, e 19 adultos na Oficina de Elaboração de Projetos Culturais para agentes comunitários. O projeto conta com o patrocínio da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) | Prefeitura de Belém, através do edital de chamamento público 004/2018 para projetos culturais de relevância social.

Confira a galeria de imagens no final do texto.

A Oficina de Fotografia Artesanal Pinhole, ministrada nesta etapa por Nathália Almeida e Dairi Paixão, foi realizada em quatro dias pela manhã, tendo como público alvo crianças e adolescentes das escolas públicas da ilha. Com metodologias lúdicas, a oficina propôs refletir sobre pertencimento, identidade, afeto e comunidade a partir do olhar fotográfico. A atividade final foi a experiência com a fotografia artesanal pinhole, a partir da revelação de papel fotográfico por meio do LabMóvel Pinhole.

Já a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais foi uma formação para agentes comunitários locais voltada para jovens e adultos, multiplicadores, professores, estudantes, integrantes de associações e artistas. Aconteceu nos dias 25 e 27 de novembro e foi ministrada nesta etapa por Camila Fialho, discorrendo sobre ferramentas para elaboração de projetos socioculturais com objetivo de facilitar o acesso a editais e captação de recursos para projetos locais, como forma de contribuir para construção de uma autonomia para a comunidade.

Segundo Tayana Maia, 21 anos, estudante do ensino médio, a partir desta oficina surgiu a ideia do projeto Educandário, proposta de revitalização do antigo presídio da Ilha para atender atividades culturais e educacionais, “porque o ponto aqui da Ilha é o Educandário, então achei interessante as pessoas se unirem para pensar e elaborar todo o projeto e dar prosseguimento no que a gente quer fazer.”, e complementa que para ela foi também a oportunidade de se aproximar do MMIB.

No dia 17 de dezembro, a equipe da Fotoativa retornou ao MMIB para realizar a Mostra de Resultados das Oficinas, com a entrega das fotografias pinhole em tamanho ampliado e dos certificados da oficina de elaboração de projetos aos participantes. A primeira etapa do Projeto foi realizada na Vila da Barca e a próxima acontece em Outeiro. Ao todo são 4 localidades onde acontecem as atividades do projeto.

Uses as setas do teclado para passar as imagens < >
Fotoativa no Tempo das Águas em Cotijuba

 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html