Em seu artigo La colonialidad: la face oculta de la modernidad, W. Mignolo nos fala de segredos escondidos da civilização ocidental: …a ideia de modernidade aparece precedida de uma dupla colonização, do tempo e do espaço. A colonização do tempo foi criada por meio da invenção simultânea da Idade Média e do processo de conceptualização do Renascimento, e a colonização do espaço por meio das conquistas do novo mundo. E é na colonização do espaço onde se encontra a sua cara oculta: La colonialidad.

É da colonização do tempo, que é também da ordem do domínio, neste caso do conhecimento e da expropriação desses, pelos europeus ao longo dos séculos e como isto ocorreu que iremos concentrar nossas conversas, tendo como fio condutor o papel da ótica na produção pictórica do ocidente.

Utilizando como referência a pesquisa publicada pelo artista britânico David Hockney, O Conhecimento Secreto, esta experiência de troca e ensino da arte, pretende uma abordagem, a partir da perspectiva linear e dos primeiros experimentos em óptica, realizados pelo matemático árabe, Alhazen no século X, da aplicação da ótica na construção de imagens na pintura ocidental do Renascimento ao surgimento da fotografia; as relações de uso dessas tecnologias com a produção de imagens na contemporaneidade. A oficina é composta de aulas teóricas com uso de textos e analise de imagens e exercícios práticos em pintura e desenho.

 

 

 

Encontros
14, 21 e 28 de setembro e 5 e outubro de 2019.
Sábados, de 9h às 13h.

 

Duração
4 encontros, 17 horas.

 

Investimento
R$150 em dinheiro ou débito ou R$170 parcelado em até 3 vezes no cartão.

 

Dia 1

Introdução a proposta do curso;
Os pintores pioneiros no uso da óptica;
O uso de câmara lúcida;
Exercício prático em pintura: síntese gráfica leitura e construção de imagens com uso de projeção.

 

Dia 2

Uso da óptica: os métodos dos pintores do norte e do sul da Europa;
Uso de câmara escura e lentes côncavas;
Análise das provas visuais;
Exercícios práticos em pintura: síntese gráfica leitura e construção de imagens com uso de projeção.

 

Dia 3

Uso de espelho côncavo;
O recurso de colagem de imagens na construção de pinturas;
Análise de provas visuais.
Análise de provas documentais.
Exercício prático em pintura com uso de câmara lúcida.

 

Dia 4

O impacto da invenção da fotografia na produção pictórica;
O afastamento da pintura dos recursos ópticos;
As relações entre fotografia e pintura na produção contemporânea;
Almoço;
Exercícios práticos em pintura com uso de câmara lúcida e projeção de imagens;
Dança

 

 

Paulo Meira
Arcoverde, 1966. Artista pesquisador, graduado em design gráfico pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), mestrando do Programa de pós-graduação em Artes – Universidade Federal do Pará. Dentre as principais premiações estão, de 1999 a 2001 participou do 1º Rumos Visuais Itaú em diversas mostras pelo Brasil. Em 2005, participou da mostra Panorama da Arte Atual Brasileira, MAM – Museu de Arte Moderna De São Paulo. Em 2010 foi premiado no Programa de Realização de Obras Cinematográficas: Ministério da Cultura/Secretária do Audiovisual – BR. Em 2014 participou como artista convidado da 3ª Bienal da Bahia, Salvador;  recebeu o Prêmio FUNARTE Marcantonio Vilaça para aquisição de acervo e realizou a mostra individual “Borda d`silêncio” na Galeria Vicente do Rego Monteiro, FUNDAJ, Recife. No mesmo ano participou da mostra “Arte e sociedade II, Museu de Arte do Rio de Janeiro. Em 2015 foi contemplado com a bolsa FUNARTE de estimulo a produção artística e realizou a Mostra individual “Mensagens sonoras”, Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães em Recife. Em 2017 foi contemplado no programa Seiva de Pesquisa, Experimentação e difusão Artística, Fundação Cultural do Estado do Pará. De 2016 a 2019 vem participando de residência artística na Usina de Arte no município de Água Preta em Pernambuco. Participou do Prêmio PIPA nas edições de 2013, 2016 e 2018.

 

Bolsa

Para solicitar a bolsa encaminhe email para formacao@fotoativa.org.br com assunto “Bolsa / Nome da oficina” incluindo breve carta de motivação, até 7 de setembro de 2019.

* 01 bolsa será dedicada exclusivamente para pessoas com profundo interesse sem meios de fazer o investimento.

 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html