Na continuidade das comemorações de aniversário, a Fotoativa convida para a primeira edição dos Saraus da Memória, no próximo dia 14 de agosto, às 19h, data em que comemoramos oficialmente esses 35 anos!

 

O sarau propõe o encontro de personagens importantes que direta ou transversalmente contribuíram com a história da Fotoativa para trazerem suas memórias vivas tendo como potência articuladora a projeção de um conjunto de imagens extraídas do acervo fotográfico da Associação.

Segundo Miguel Chikaoka, “o tema da memória é muito caro não somente para remontar a história da Fotoativa, que nasce em 1984 no contexto de redemocratização do país, mas também como uma reflexão sobre os dias de hoje, sobretudo neste momento que há uma tentativa de destruir as histórias, os fatos, e de distorcer a realidade, então é muito importante que isso venha com testemunhos vivos não somente a partir de relatos distantes e interpretações, as pessoas têm que fazer esse exercício coletivo de manter a memória viva e ativa”.

A proposta dos encontros busca construir um ambiente informal no formato de rodas de conversa. Em cada encontro, um conjunto de fotografias de diferentes épocas e fases da Associação será projetado como dispositivo para despertar as memórias dos convidados e do público sobre determinados contextos, experiências, afetos e as possíveis reflexões que surgirem.

O escritor e poeta Vasco Cavalcante é um dos convidados desse primeiro Sarau da Memória e lembra que conheceu a Fotoativa em uma comemoração na Casa do Choro, onde estava lançando o primeiro livro de poesia alternativa com o grupo Fundo de Gaveta, do qual fazia parte, em 1981. Ele comenta que esses encontros eram comuns na época, “então se havia uma exposição de fotografia, você não encontrava só o pessoal da fotografia, encontrava o pessoal da poesia, do teatro, da música, todos os segmentos iam pra todos os eventos, lugares, não era segmentado, a gente sabia dos eventos pelo jornal e pelas pessoas nos encontros”, relembra.

A realização do projeto surge a partir de experiências semelhantes vivenciadas em saraus realizados pela SDDH – Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, coordenados pela jornalista Érika Morhy. Nesta primeira edição do projeto na Fotoativa, “a proposta é centrar em momentos-chave dos encontros iniciais que deram origem à Fotoativa, bem como aos movimentos culturais e políticos em ação naquela época”, comenta Camila Fialho.

Na mesa principal, as presenças confirmadas são de Ana Catarina, Januário Guedes, Jeanne Marie e Vasco Cavalcante, e na mediação dessa conversa estarão Miguel Chikaoka e Camila Fialho, coordenadores do projeto. A ideia é que o público presente também participe desse diálogo.

 

I FOTOPARÁ - Mostra Paraense de Fotografia - Seleção, 1982. Foto: Miguel Chikaoka
I FOTOPARÁ – Mostra Paraense de Fotografia – Seleção, 1982. Foto: Miguel Chikaoka

 

CONVIDADS DA NOITE

Ana Catarina: Uma das fundadoras do Fotoficina, grupo criado pelos participantes da Oficina de Iniciação à Fotografia ministrada por Miguel Chikaoka na Escola de Arte Ajir, integrou a equipe de coordenação da Oficina de Fotografia Experimental realizada na Escola Padre Leandro Pinheiro, e atuou em projetos educativos da Filmoteca do Pará .

Januário Guedes: Ativista cultural, foi coordenador da Filmoteca do Pará e integrou o grupo Fotoficina.

Jeanne Marie: Fundadora do grupo Ajir, educadora, ativista cultural, mentora da primeira Oficina de fotografia ministrada por Miguel Chikaoka em Belém, integrou o júri Fotopará – I Mostra Paraense de Fotografia, realizado pelo Grupo Fotoficina, em 1982.

Vasco Cavalcante: Foi um dos fundadores do grupo de poesia alternativa Fundo de Gaveta, que se manteve na ativa entre os anos 1981 e 1983. Poeta participou da  Coletiva de Literatura promovida pela Secretaria de Estado da Cultura do Pará.

 

SERVIÇO

Saraus da Memória #1

com Ana Catarina, Januário Guedes, Jeanne Marie e Vasco Cavalcante
mediação de Camila Fialho e Miguel Chikaoka
Dia: Quarta-feira, 14 de agosto de 2019
Hora: 19h
Local: Associação Fotoativa – Praça das Mercês, 19. Centro Histórico de Belém

 

 


Postado por

Comunique-se conosco, deixe um comentário.


http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html