Em agosto deste ano a Associação Fotoativa comemora 35 anos desde sua primeira formação coletiva, artística e afetiva. Como parte da programação de aniversário convida a todos para a abertura da exposição Atravessamentos – Fotoativa ontem e hoje, no sábado, 10 de Agosto, a partir das 10h. A exposição conta com obras do acervo da Fotoativa e de artistas do coletivo, com fotografias, livros, vídeo e objetos que contribuem com diferentes olhares e épocas para essa história. Também haverá ações foto-performáticas, feijoada para almoço e grupo de choro Trio Lobita pela tarde. Este projeto conta com o apoio da Sol Informática.

Miguel Chikaoka – Hagakure

A exposição faz parte de um processo que começou ano passado quando o Sesc de Sorocaba – Sp convidou a Fotoativa para organizar uma exposição coletiva. Segundo Camila Fialho, atual presidente da Associação e curadora da exposição, “foi uma provocação do Sesc pra gente olhar pros nossos arquivos que chegou às vésperas dos 35 anos da Fotoativa, instigando um mergulho nessa trajetória, seus personagens e ações ao longo do tempo”. A exposição também passou pelo Sesc de Ribeirão Preto antes de chegar a Belém.

Luciana Magno – Serra Pelada

A temática dos atravessamentos é o recorte feito pela curadoria para abarcar múltiplas facetas que compõe a associação, pensados para essa exposição enquanto atravessamentos críticos, sensíveis e históricos. Apresenta assim a atuação crítica da Fotoativa enquanto movimento cultural articulado politicamente no período pós ditadura militar e no contexto da região amazônica. Também a memória do espaço e sua construção mais cronológica como processo histórico.

Irene Almeida – Sitiada

O atravessamento sensível das diversas gerações de pessoas e movimentos que construíram ao longo desses 35 anos a Fotoativa. Por fim, a continuidade de todos esses aspectos transborda nas ações presentes, na continuidade desta história para novas gerações, na renovação do olhar crítico e a potência do coletivo e ações culturais no atual contexto.

A programação de abertura da exposição começa às 10h com as ações foto-performáticas Exercícios para Hagaruke II, de Miguel Chikaoka, e Retratos, de Mireille Pic, aberta ao público, e café da manhã colaborativo (cada um leva algo para compartilhar à mesa). A partir do meio-dia, a feijoada da Dona Diná estará à venda para almoço e logo depois, às 14h, inicia a programação musical com o grupo de choro Trio Lobita, formado por Andréa Pinheiro (voz e pandeiro), Paulo Moura (violão 7 cordas) e Tiago Amaral (clarinete),  como convidados, os músicos José André Souza (percussão) e Marcelo Ramos (bandolim).

Trio Lobita. foto: Walda Marques

Serviço:

Abertura da Exposição Atravessamentos – Fotoativa ontem e hoje
Horário: a partir das 10h às 18h
10hExercícios para Hagaruke II, de Miguel Chikaoka
10hAção retratos, de Mireille Pic
12h – Feijoada da Dona Diná (valor simbólico para cobrir custos)
14h – Grupo de Chorinho Trio Lobita
Local: Associação Fotoativa –  Praça das Mercês, 19 – Campina

 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html