Ao dar continuidade nas comemorações de 35 anos da Fotoativa, o Café Fotográfico recebe a artista visual paraense Evna Moura, para compartilhar relatos de sua atual pesquisa, sob o título “Olhares ilhados”. O encontro é aberto a todos e acontece na próxima segunda-feira, 26 agosto, a partir das 19h, no casarão sede da Fotoativa.

A apresentação baseia-se no relato de experiência da pesquisa da artista na Ilha de Cotijuba/Pa, em desenvolvimento e seu mestrado na UNESP – Universidade Estadual Paulista. Evna passeia por questões em torno da fotografia e seus desdobramentos sobre identidade coletiva, através de práticas metodológicas com oficinas fotográficas.

Para a artista, são práticas que “nos permitem refletir sobre suas possibilidades de entendimento de memória e cultura local, no que compõe a história da Ilha. Além, da busca pelo aprofundando destas reflexões em práticas artísticas, para a construção de uma espécie de mapeamento sobre a identidade desse lugar”, complementa.

 

 

EVNA MOURA

Artista paraense, natural de Belém/PA – tem 33 anos. Mestranda em Artes pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (São Paulo/SP) e graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará – UFPA (Belém/PA). Seu trabalho artístico experimenta fluxos entre sujeitos e sua produção fotográfica explora as diversas técnicas de experimentações fotográficas, performances e intervenções. Prioriza em sua criação narrativa diálogos entre personagens, lugares e técnicas experimentais da imagem. Fez parte do Núcleo de Formação e Experimentação na Associação Fotoativa em Belém e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, da mesma instituição. Participou como artista convidada no Laboratório de Reflexión: ¿En qué estoy? / ¿En qué estamos? – Centro de Fotografia de Montevideo – CDF, em 2017. Participou de diversas exposições, uma individual: “RitoResistência” na galeria Theodoro Braga, em 2019 e diversas coletivas, entre elas as mais significativas: “Nós Inteiras?”, Galeria do Banco da Amazônia, 2019. Artista Convidada damostra “Amazônia Mapping: Olhares do Norte”, ocorrida no SESC Carmo – SP. “Alfabeto de Ficções”, associação Fotoativa (Belém/Pa-2016); Artistas de Terreiro I e II (Belém/Pa-2015 e 2016); II e III Salão Xumucuís de Arte Digital da Amazônia – Banco da Amazônia e Casa das 11 Janelas (Belém/Pa- 2013 e 2014), entre outras. Em 2010 iniciou sua experiência como arte educadora e ministra oficinas de técnicas fotográficas, desde então.

 

SERVIÇO

Café Fotográfico com Evna Moura
Olhares Ilhados: relato do processo de experiência na Ilha de Cotijuba
Data: segunda-feira, 26 agosto 2019, às 19h
Local: Fotoativa – Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém

 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html