No mês de Junho a Associação Fotoativa realizou a primeira etapa do projeto Fotoativa no tempo das águas em parceria com a Associação de Moradores da Vila da Barca (AMVB), com oficinas de fotografia, por meio da técnica pinhole, para crianças e adolescentes, e de elaboração de projetos culturais para adultos. O projeto foi contemplado no edital de chamamento público para seleção de projetos culturais de relevância social para o município de Belém – 004/2018 da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) e realizará essas duas oficinas em outras três localidades de Belém próximas ao rio.

A comunidade da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, à margem do Rio Guamá, foi a primeira vivência do projeto, a partir do contato estabelecido com seu Márcio Figueiredo e dona Inês Medeiros, respectivamente presidente e vice da associação de moradores, onde aconteceram as oficinas. A oficina para crianças utiliza a fotografia pinhole para pensar questões de identidade, pertencimento, afeto, senso de comunidade, estimulando a criatividade. Já as oficinas de Formação para Agentes Culturais e multiplicadores comunitários trabalha com a construção de ferramentas para facilitar o acesso a editais e captação de recursos.

Essa primeira etapa foi coordenada por Jorge Ramos, com assistência de coordenação de Dairi Paixão e Felipe Mendonça no acompanhamento das atividades. A Oficina de Fotografia Pinhole foi ministrada pelas fotógrafas Irene Almeida e Nailana Thiely, e aconteceu ao longo de 2 finais, 8 e 9, 15 e 16 de Junho, e a Mostra de Resultados com exposição nos dias 22 e 23 de Junho, com a participação de um total de 19 crianças entre 5 e 13 anos.

Segundo Irene Almeida, nos primeiros encontros foram realizadas dinâmicas para facilitadores e crianças se conhecerem melhor e iniciar o contato com a fotografia, com desenhos, experiências com a câmara escura e brincadeiras que as crianças sugeriam. No segundo final, de semana foi apresentada a fotografia pinhole, uma técnica artesanal que exige tempo e observação estimulando o processo criativo. A revelação do papel fotográfico no local foi possível graças ao Lab Móvel, caixa reveladora elaborada pela equipe Fotoativa que permite a mobilidade do laboratório de revelação.

A oficina de elaboração de projetos culturais, ministrada pela jornalista Luciana Medeiros, se desenvolveu ao longo de 5 encontros e contou com 8 inscritos. Segundo Jorge Ramos, os participantes foram diversificados, com estudantes, educadores, artistas locais, também participaram dois arte-educadores e dançarinos de break dance do bairro do Guamá, e a vice presidente da associação de moradores, Inês Medeiros, que cursa pedagogia na UEPA e é coordenadora do cursinho popular Emancipa da Vila da Barca, além de professores que também atuam no cursinho.

A dinâmica da oficina se dividiu em um primeiro momento de trocas para conhecer as demandas do público, como o Arraial da Vila da Barca, que ano que vem completa 20 anos de festividade, ideia que foi levada pelos participantes que atuam na organização do evento na comunidade. Também foi discutido o projeto de batalha de MCs e atividades socioeducativas por meio do teatro. Em um segundo momento, a ministrante apresentou modelos de formatação, editais públicos e formas de captação de recursos. Ao final foram pré-formatados 2 projetos, um da festividade junina da Vila, e outro de hip hop com ações socioeducativos.

O projeto Fotoativa no tempo das águas tem duração de um ano e passa por 4 localidades até Março de 2020, com três meses em cada: um mês para a equipe conhecer o local e as lideranças comunitárias, estabelecer parcerias, e acertar a acolha das atividades e divulgação; um mês ou mais de oficinas, que acontecem principalmente aos finais de semana; e cerca de 15 dias para balanço interno sobre as atividades. Até agora estão confirmadas mais duas localidades do projeto, em Cotijuba em parceria com o Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), e em Outeiro. A segunda etapa das oficinas deve acontecer a partir de Agosto.


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html