20160713_diariosemazul_deboraflor_600px

 

A Fotoativa retoma seu Calendário de Formação e Experimentação do segundo semestre com novidades. A primeira delas, Diários em azul, é um laboratório experimental em cianotipia, com a artista visual Débora Flor. Acontece nos dias 18, 20 e 21 de agosto, com objetivo de estimular a produção de pequenos livros artesanais utilizando a referida técnica de impressão.

 

inscricoes aqui 150px

 

Segundo Flor “a partir das experimentações desenvolvidas sobre o livro enquanto uma extensão do espaço-tempo e a cianotipia enquanto método de impressão feita em um curto período de tempo, proponho abordar a relação entre o livro e a cianotipia como possibilidade para criação de pequenos diários afetivos”.

Criado durante o século XIX pelo cientista inglês John Herschel, o cianótipo é um processo fotográfico químico e fotossensível. A referência para esta oficina é o livro criado pela botânica inglêsa Anna Atkins a partir da técnica da cianotipia. Este é o primeiro livro feito com fotografias que se tem conhecimento.

Débora Flor foi uma das artistas selecionadas no projeto Fotoativa em Residência – dois de cá, dois de lá em 2015. No último ano vem desenvolvendo pesquisa com a técnica no âmbito do Laboratório de Projetos, grupo de pesquisa interno da Fotoativa. É fotógrafa da Agência Cartier Fotografia e desde 2014 ministra cursos e oficinas em espaços culturais e educativos da cidade.

Ao longo do laboratório os participantes deverão elaborar um pequeno projeto de livro a ser desenvolvido. Como resultado final, espera-se que os participantes produzam pequenos diários-livros em cianotipia, que podem transitar entre fotografia, escrita, desenhos e traços.

Para o desenvolvimento das  19 horas planejadas, Diários em azul estrutura-se em três etapas. A primeira divide-se em introdução histórica, fórmulas, preparo dos químicos e preparação de negativos digitais; a segunda etapa será para experimentação e impressão das imagens em material fotossensível, a partir dos projetos individuais de cada participante. E para finalizar a feitura, refinamento e scanneamento dos diários.

 

Laboratório em cianotipia

Confira breve relato visual do laboratório em cianotipia ministrado internamente por Debora Flor em junho deste ano, no âmbito das atividades do Laboratório de Projetos.

 

 

SERVIÇO

Diários em azul: laboratório em cianotipia
com Débora Flor
no dia 18 de agosto, quinta-feira, de 19h as 22h
e 20 e 21 de agosto, sábado e domingo, de 09h as 13h e 14 as 18h
o valor do investimento é R$145 à vista ou R$165 em até 3 vezes (sem materiais de consumo)
no Casarão Fotoativa – Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém

 

inscricoes aqui 150px

 


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html