Entre os dias 20 e 24 de abril, a Fotoativa entra na reta final de atividades do Pinhole Day Belém 2016, cujo tema “des ve lar”, alinhado às comemorações dos 400 anos da cidade, sugere o livre jogo entre ver, velar e desvelar, imaginando as diversas e complexas camadas que habitam a cidade e seus conviventes.

Além disso, “des ve lar” celebra os quinze anos de realização ininterrupta do Pinhole Day Belém, que desde 2002, incluiu a cidade de Belém na rota e no calendário mundial da fotografia artesanal de furinho (fotografia pinhole).

 

[webcartaz]PinholeDayBelem2_600px

 

Noite de Conversas – relatos de experiência

 

Na quarta-feira, 20 de abril, véspera do feriado, as portas do Casarão estarão abertas para relatos de experiência de artistas, educadores e pesquisadores, tomando a fotografia pinhole como objeto de debate. A entrada é franca e a roda começa às 19h. Confira os relatos:

 

renataaguiar_600px

“Insular: pelo buraco da agulha” por Renata Aguiar

Insular é o que está relacionado com ilha ou a ela pertence. Ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados. O buraco da agulha pode ser o ínfimo espaço por onde a luz que o atravessa forma a imagem, fixada na superfície sensível da fotografia, pode ser também o pequeno furo pelo qual observo como estrangeira a realidade de um outro, o aluno/fotógrafo, que provocado pelas possibilidades da luz, apresentadas em atividade da disciplina de Arte na Casa Escola da Pesca, retrata, recria, registra e reconstrói relações de identidade e afeto com o lugar que habita e pelo qual é habitado. Dessa experiência que mediei como professora, que pretendo falar.

Confere mais do trabalho da Renata Aguiar em http://www.renata.ar.portfoliobox.me

 

CinthyaMarques_600px
Foto: Ionaldo Rodrigues

“Por dentro do diário de classe: a fotografia pinhole como reflexo do outro” por Cinthya Marques

Estudo de caso da oficina de fotografia artesanal realizada por Sinval Garcia (1966 – 2011) para alunos da Fundação Curro Velho em 1997, e as relações encontradas na prática educativa enquanto espelho de si, relacionadas à técnica pinhole.

Confere mais sobre a Cinthya Marques em https://www.facebook.com/photocinthyamar

 

joycenabica_600px

“Vila da Barca” por Joyce Nabiça

Busco olhar para  uma Vila da Barca não muito conhecida ou não conhecida por alguns . Revelo , desvelo uma Vila que talvez exista nas minhas lembranças não vividas. Sensações que só a fotografia pinhole pode me proporcionar.

 

miguelchikaoka_600px

“‘Mottainai – Pin’, quinze anos luz” por Miguel Chikaoka

Desvelar a potência que reside no exercício da fotografia pinhole, a partir do que trata o filósofo Vilém Flusser, no livro “Filosofia da Caixa Preta” com o propósito de refletir sobre a capacidade de pensar do homem numa sociedade dominada pela tecnologia.

 

Jornada Pinhole Day Belém


Casarão Fotoativa recebe Pinhole Day Belém 2015

24 de abril. Em diversas cidades no mundo inteiro, em meio ao veloz avanço tecnológico que se dá no tempo-espaço, celebra-se concomitantemente a fotografia artesanal de furinho.

Possibilidade de se inclinar sobre a passagem do tempo, contando segundos, minutos e até horas para produzir uma única e singela imagem, sem grandes ou pequenos aparatos tecnológicos, com excessão daqueles produzidos pelas próprias mãos dos apaixonados pela fotografia pinhole.

Em Belém, com a Fotoativa, são quinze anos de celebração. No último domingo de abril, 24, as atividades se estenderão ao longo do dia, a partir das 8h da manhã, até o cair do sol. As inscrições serão feitas antecipadamente via formulário on line, e também podem ser feitas na hora, durante o evento.

A Jornada Pinhole Day é uma realização da Associação Fotoativa, juntamente com sua rede de artistas e colaboradores. Incentive, convide seus amigos e participe de mais este momento.

 

Fotoativa Portas Abertas

De volta ao Casarão na praça das Mercês, as atividades da Fotoativa transformam o lugar com abertura para horizontes na educação, em novas formas de criação, de girar a roda do convívio, valorizar o humano, idealizar a sustentabilidade e cuidar dia após dia do espaço, do bairro e da cidade. É neste contexto de mudanças e criação coletivas que a associação realiza o Pinhole Day Belém 2016.

Desde 84, a Fotoativa, juntamente de outras tantas instituições, ganhou as ruas da sociedade. A associação reúne uma diversidade de ações em desenvolvimento constante, por fotógrafos, artistas, escritores, músicos, pesquisadores e interessados no compartilhamento de ideias e iniciativas. Nesses mais de 30 anos, foram inúmeros projetos, parcerias, cursos e oficinas. O momento de agora necessita fortalecer o fluxo básico com uma ampla rede de amigos, que juntos, possam potencializar a vida deste projeto para os próximos anos.

 

Camiseta Pinhole Day Belém

CamisaPinholeDay2_600px

Em todos os anos, uma camisa comemorativa compõe a coleção Pinhole Day Belém. Em 2016, as vendas serão antecipadas no próprio site da instituição.

Para garantir a sua e potencializar as ações da Fotoativa, faça seu pedido (clique aqui). A retirada será feita em mãos durante o domingo da Jornada, no dia 24 de abril.

bott_camisetaphd

 

Convocatória para Voluntários

[webcartaz]PinholeDayBelem_600px

Quer participar como voluntário na realização da Jornada Pinhole Day Belém 2016?

Você pode colaborar integrando a equipe Des Ve Lar / Pinholeday Belém 2016, seja no dia da Jornada quanto nos trabalhos de pré e pós-produção. Ao final, os voluntários serão devidamente certificados.

bott_voluntariophd

Os encontros preparatórios da equipe acontecem nos dias 15 e 16 de abril. Sexta, de 19h às 22h e sábado, de 9h às 12h.

 

SERVIÇO


Des Ve Lar | Pinhole Day Belém 2016

Encontros preparatórios para Voluntários
nos dias 15 de abril de 19h às 22h e 16 de abril de 9h às 12h
inscrições gratuitas

Noite de Conversas – relatos de experiência
com Renata Aguiar, Cinthya Marques, Joyce Nabiça e Miguel Chikaoka
quarta-feira 20 de abril às 19h
entrada franca

Jornada Pinhole Day Belém 2016
domingo 24 de abril a partir das 8h
R$15 antecipado e R$20 no dia do evento

Todas as atividades acontecem no Casarão Fotoativa
localizado na Praça das Mercês, 19 – Bairro da Campina – Belém, Pará


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html