Projeto Fotoativa em Residência: dois de cá, dois de lá encerra os trabalhos em uma última imersão para montagem da exposição Um tanto de Nós no Museu da UFPA.

Entre 8 e 12 de junho, os residentes do projeto Débora Flor, Malu Teodoro, Randolpho Lamonier e Wellington Romário imergiram em uma última experiência de trocas e contaminações poéticas, desta vez no Museu da UFPA, para montagem da exposição Um Tanto de Nós, que abriu na última sexta-feira, dia 12 de junho.

A partir de uma proposta da curadoria formada por Alexandre Sequeira e Armando Queiroz, que também acompanhou os artistas ao longo do projeto, a ideia desta última etapa foi concentrar esforços para centrar o desfecho final do projeto em um lugar que um dia também foi residência, o Palacete Augusto Montenegro, que hoje abriga o Museu da UFPA.

Os residentes se instalaram no Museu na segunda-feira onde passaram a morar até o dia da abertura da exposição. Imersos no ambiente da casa, desenharam e deram corpo aos seus trabalhos, ocupando também o jardim.

Na terça-feira, os artistas acompanhados dos curadores receberam o público para um bate-papo sobre o processo de residência e apresentação inicial do que seria a exposição. Do salão principal no primeiro andar, o grupo presente foi convidado a subir as escadas do Palacete e ouvir um pouco sobre o trabalho que cada um estava pensando em exibir.

Os dias seguintes aos poucos foram dando forma ao corpo da exposição culminando na abertura da mostra Um Tanto de Nós que traz também traços de um cada convidados do projeto, Cláudia Leão, Paula Sampaio, Véronique Isabelle, Waldo Squash, e de seus colaboradores, Adriele Silva da Silva, Allan Maués, Camila Fialho, Cinthya Marques, Dominik Giusti, Fatinha Silva, Irene Almeida, Jeyson Martins, José Viana, Makiko Akao, Michel Pinho, Miguel Chikaoka, Rodrigo José e Wagner Okasaki.

Contemplado pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição, do Ministério da Cultura, este projeto contou ainda com o apoio da Kamara Kó Galeria, que cedeu seu espaço para constituição do ateliê compartilhado dos artistas, e do Museu da UFPA que, sob a direção da professora Jussara Derenji, abrigou sua última etapa de realização e a exposição que segue em cartaz até o dia 19 de julho.

SERVIÇO

Um Tanto de Nós – exposição resultado do projeto Fotoativa em Residência
Visita: de 12 de junho à 19 de julho
Horário: Terça à sexta, de 9h às 17h. Sábado e domingo, de 10h às 14h.
Local: Museu da UFPA (Av. Gov. José Malcher, 1192 – Nazaré)


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html