Simpósio Pinhole ao Cubo - processos, potências e possibilidades

A Fotoativa realiza, em parceria com o Centur, o Simpósio Pinhole ao Cubo – processos, potências e possibilidades, para ampliar as reflexões acerca do fazer fotográfico artesanal, suas possibilidades de criação e contribuições na Educação.

A Associação Fotoativa dá sequência no ano de comemorações de suas três décadas de ação cultural, e convida a todos para o Simpósio Pinhole ao Cubo: processos, potências e possibilidades, que acontece no dia 14 de novembro, das 09h às 18h, no Cine Líbero Luxardo. Com apoio do Centur, o evento tem objetivo de abrigar uma diversidade de reflexões sobre as potencialidades da fotografia artesanal, tanto na criação artística, quanto nas áreas da educação.

Para ampliar a discussão que envolve artistas, educadores, agentes culturais, pesquisadores acadêmicos, estudantes e interessados,  a Fotoativa convida para compor as mesas de debate, importantes nomes da cena paraense, tais quais os artistas e educadores Alexandre Sequeira, professor da Universidade Federal do Pará, e Miguel Chikaoka, um dos co-idealizadores da Fotoativa, além de receber a experiência de Tatiana Altberg que desenvolve o projeto Mão na Lata que inter-relaciona fotografia pinhole e literatura brasileira com crianças do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro e do artista paraense radicado em Brasília, Dirceu Maués que retorna à cidade para falar de seus trabalhos de criação a partir do aprofundamento em suas práticas com a fotografia pinhole.

O Simpósio também estimula a reflexão de novos artistas e pesquisadores. Para tanto, convida Jeyson Martins, jovem artista que experimenta em seu trabalho conexões entre o graffiti e a fotografia “como forma de compreender a complexidade urbana em que estamos inseridos”. No âmbito da educação, Walter Gomes Jr. apresenta um relato sobre dois projetos realizados utilizando a fotografia como ferramenta pedagógica em contextos diversos. Walter é Mestre em Artes e atual coordenador do Programa de Formação continuada da Rede Municipal de Educação de Belém, com o qual a Fotoativa realiza o projeto Fototaxia – em busca do elo perdido, estimulando uma abordagem transdisciplinar para a Educação.

Em paralelo às discussões, os participantes podem conferir a Mostra Fotográfica Pinhole ao Cubo, com resultados de todos os participantes que estiveram ‘pinholeando’ em 2014. A equipe da Fotoativa também prepara o lançamento de um vídeo-relato do projeto, e aponta suas atenções para o próximo ano, quando pretende retornar ao Casarão, na Praça das Mercês, com um calendário rico de atividades.

Com entrada franca, o Simpósio acontece como desdobramento do projeto Pinhole Day Belém, que vem sendo executado pela Fotoativa ao longo dos últimos treze anos, sempre no último domingo do mês abril, agregando uma diversidade de pessoas entorno do fazer e do conviver com o ambiente, o tempo e as imagens. A Lojinha Fotoativa também estará participando com livro e artigos relacionados à fotografia.

PROGRAMAÇÃO

9h-10h30 – Mesa – Pinhole ao cubo: Processos, Potências e Possibilidades – Processos criativos
com Dirceu Maués, Jeyson Martins e Cinthya Marques (Mediação)

Dirceu Maués – (IN)VERSÕES NA PAISAGEM: INTERVENÇÕES URBANAS COM CÂMERAS ESCURAS
Simplificar o aparelho e compreender mais profundamente seu processo, multiplicando suas possibilidades conceituais de criação.

Jeyson Martins – Photograff: Luz, spray e intervenção
Novas conexões entre o Graffiti e a Fotografia como forma de compreender a complexidade urbana. Efêmero e eterno dialogam, bem como luz e tinta.

11h-12h30 – Palestra – Mão na Lata – Construções coletivas de imagens e narrativas
com Tatiana Altberg (RJ)

Crianças e jovens desenvolvem, por meio das oficinas, um olhar crítico e poético sobre seu cotidiano. Mão na Lata é um projeto de educação pela arte iniciado em 2003, no complexo da Maré, Rio de Janeiro.

14h-15h30 – Mesa – Pinhole ao cubo: Processos, Potência e Possibilidades na educação
com Miguel Chikaoka, Walter Gomes Jr.Alexandre Sequeira (Mediador)

Miguel Chikaoka – Mottainai !
Relato de experiência que busca pensar as possibilidades inerentes às leituras e abordagens da luz na gênese do processo que constitui o mundo das imagens.

Walter Gomes Jr. – O Furo da Lata
Reflexões sobre como a fotografia pode contribuir na formação do individuo no sentido de estimular postura críticas, sensíveis e conscientes.

16h-17h30 – Palestra – Olhares partilhados
com Alexandre Sequeira (PA)

A opção pelo registro de imagens a partir de uma câmera artesanal, por vezes, reúne e confunde questões de ordem técnica, conceitual, ética e política.

Simpósio Pinhole ao cubo: processos, potências e possibilidades
Local: Cine Teatro Líbero Luxardo
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, nº 650/ Nazaré
Data: 14 de novembro, das 09h às 18h
Entrada Franca: Vagas sujeitas à lotação


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html