Fotoativa 30 anos e o Largo Cultural das Mercês

No período que circundava a data de 14 de agosto de 1984, em um contexto de abertura sociopolítica na cidade de Belém e no país, um grupo de fotógrafos, artistas e fazedores da cultura acabam por germinar uma semente que, sem saber ao certo o rumo que iria tomar, hoje, comemora 30 anos de ação cultural ininterrupta, agregando um grande número de pessoas, atuantes, ativistas, artistas, seres humanos entrelaçados pelas tramas da luz no território de experimentação Fotoativa.

1982 - Primeiro Fotovaral na Praça da República

1982 – Primeiro Fotovaral na Praça da República

Da confluência de ações e experiências coletivas como os Fotovarais, o Grupo FotoOficina, a Mostra e o Grupo Fotopará, a Associação Fotoativa foi semeada no campo da convivência como possibilidade formativa através de oficinas de sensibilização a partir da linguagem fotográfica e se consolidou como um núcleo de referência no campo da fotografia, das artes visuais e da educação, tornando-se um importante centro cultural disseminador de pensamentos, práticas e metodologias, ampliando e fortalecendo redes no Estado do Pará, na Amazônia e no Brasil como um todo.

​1984 - Reunião do Projeto Fotoativa Cidade Velha

​1984 – Reunião do Projeto Fotoativa Cidade Velha

As comemorações dos 30 anos

O calendário de comemorações, que vai de agosto de 2014 a agosto de 2015, inaugura no próximo sábado, dia 16, com o Largo Cultural das Mercês – Fotoativa 30 anos. Com apoio solidário de artistas e fazedores de cultura, a programação colaborativa e bem variada abre as portas a partir das 15h, com os tradicionais fotovarais e um passeio fotográfico, estendendo-se noite adentro com performances, apresentações musicais e projeções.

2009 - Largo Cultural das Mercês / Foto: Irene Almeida

2009 – Largo Cultural das Mercês / Foto: Irene Almeida

A festa vai ocupar a Praça das Mercês, no Centro Histórico de Belém e tem sua primeira atividade agendada para às 16 horas, com À Mercê da Memória, uma saída fotográfica pelas ruas da Campina conduzida pelo fotógrafo e historiador Michel Pinho, ex-presidente da Associação, em busca de um passado ainda bastante presente no bairro.

2010 - Palestra Itinerante com Michel Pinho / Foto: Socorro Gonçalves

2010 – Palestra Itinerante com Michel Pinho / Foto: Socorro Gonçalves

As apresentações musicais ficam por conta do contrabaixista Mg Calibre Brazzonia, natural de Bujarú-Pará, em uma mescla de instrumental e enredos literários amazônicos, da cantora Ana Clara Matosque mostrará músicas em arranjos de voz e guitarra do EP Canções de Depois e ainda algumas faixas inéditas, do grupo de choro Clave da Lua, criado em 2003 por Danny Lúcio entre alunos do Conservatório Carlos Gomes, do Max Raridades, referência de discos e CDs da Praça das Mercês, com uma sessão especial de vinis, e do mestre da cultura popular marabaense, Zequinha.

2011 - MG Calibre Brazzonia - Largo Cultural das Mercês

2011 – MG Calibre Brazzonia – Largo Cultural das Mercês

Performances intercalam-se por entre a noite. Lúcia Gomes, desde Sankt Gallen na Suíça, apresenta duas performances, Por Direitos Humanos – Pela Paz! e Friedlich (Pacífico), que serão realizadas aqui por suas parceiras de trabalho Kell Santiago e Carol Fercondini. Já o Projeto Vertigem propõe uma brincadeira com o tecido acrobático submergindo do estranho imaginário do fundo dos rios, com Marina Trindade e Inaê Nascimento, nas acrobacias, Victoria Sampaio, na percussão e efeitos e Luana Peixoto nas projeções.

Projeto Vertigem - fotografia: Débora Flor

Projeto Vertigem – fotografia: Débora Flor

A noite também será permeada pelos 70 trabalhos que compõem a Mostra de Projeções, enviados por artistas de todas as cinco regiões do Brasil, durante a chamada aberta realizada durante o mês de julho, além de artistas da Argentina, Chile, Estados Unidos e França/Malasia. Contará também com projeções de trabalhos em videomapping na fachada do Casarão Fotoativa, ainda em reformas.

2009 - Largo Cultural das Mercês

2009 – Largo Cultural das Mercês

O segundo semestre na Fotoativa já está com inscrições abertas

Enquanto aguarda pela conclusão do restauro de sua sede, a Fotoativa planeja muitas atividades integradas que já começam agora em agosto. O projeto Fotoativa 30 anos, aprovado na Semear, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foi elaborado com o objetivo de pesquisar, publicar e difundir as três décadas de ação cultural ininterrupta da Associação. Na busca de parceiros patrocinadores para o seu desenvolvimento, planeja uma série de encontros para promover um mergulho em sua história de forma descontraída e participativa, além de entrevistas referenciais para compor uma publicação futura.

O segundo semestre alinha os projetos Fototaxia com professores da Rede Municipal de Educação de Belém e o Ver-o-Peso das Águas com a comunidade do Mercado de Peixe, além de laboratórios experimentais, Cafés, seminários e as oficinas do calendário de formação da Fotoativa, que já estão com as inscrições abertas. Primitivo da Fotografia com Ionaldo Rodrigues, nos dias 26, 28 e 30 de agosto, propõe navegar pelos textos e imagens de fotógrafos importantes do século XIX; e De Olhos Vendadosiniciação à fotografia com Miguel Chikaoka e Valério Silveira, com duas turmas iniciando dia 01 de setembro, que oferece um mergulho na essência do fazer fotografico a partir dos sentidos da luz. Logo em seguida à festa de 30 anos, na terça-feira, 19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia, no Sesc Boulevard, o Café Fotográfico recebe o diretor e coreógrafo Danilo Bracchi, com Trilha Compartilhada, um bate papo sobre dança e fotografia.

A Lojinha Fotoativa avisa que além de dispor da máquina de cartões de crédito, estará presente em todas as atividades abertas ao público com livros, publicações especializadas em fotografia à venda, e a camisa comemorativa Fotoativa 30 anos que inaugura uma linha de produtos que serão desenvolvidos para ajudar na manutenção da Associação.

Camisa 30 anos

Camisa 30 anos

Serviço
Largo Cultural das Mercês – Fotoativa 30 anos
Local: Praça das Mercês, nº 19 – Campina
Quando: sábado, dia 16 de agosto
Horário: a partir das 15h


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html