Encerrou na última semana a primeira edição da oficina Fotografia de Viagem, conduzida pelo fotógrafo Rafael Araújo, que postou em seu website pessoal nesta segunda-feira, dia 18 de março, alguns registros feitos no decorrer das três semanas de aulas teóricas e práticas.

“A ideia era oferecer uma nova opção de curso de fotografia em Belém, onde o participante tivesse a oportunidade de pensar sobre essas duas atividades que caminham juntas: Fotografia e Viagem”, explica o ministrante.

Foram sete encontros destinados à apresentação de conteúdo e dinâmicas sobre possíveis situações de um fotógrafo em campo. Neles, os participantes puderam exercitar formas de se planejar e discutiram sobre algumas das experiências comumente vivenciadas ao se colocar os pés na estrada.

“O objetivo era também despertar o senso crítico para as relações com o lugar, os seus habitantes, assim como a postura e senso ético do fotógrafo viajante neste processo. Ao final do curso, os alunos foram estimulados a perceber ou construir uma narrativa própria na sua ‘viagem fotográfica’”, completa Rafael.

Na etapa prática, o grupo embarcou em duas viagens fotográficas com destino à Ilha de Mosqueiro e à Boa Vista do Acará, onde foi possível percorrer um roteiro de ecoturismo de base comunitária.

Viagem fotográfica à Boa Vista do Acará no dia 10 de março @RafaelAraújo

Viagem fotográfica à Boa Vista do Acará no dia 10 de março @RafaelAraújo

A oficial de Justiça Rosana Uchôa, que já participou de diferentes oficinas realizadas pela Associação Fotoativa, avalia positivamente os resultados das atividades: – “Vejo em cada curso a possibilidade de criar laços. Nesse, especificamente, a motivação foi a mesma que me impulsionou a aprender mais sobre fotografia: as viagens que eu tenho feito e, se Deus quiser, ainda farei, pelo Brasil e pelo mundo. Como tenho a oportunidade de vislumbrar belas paisagens, conhecer diversas pessoas e culturas, por que não aprimorar as técnicas da fotografia para poder registrar melhor esses momentos?”.

Cecília Leite confirma a impressão da colega de curso e diz que esse foi um ponto de partida na busca de mais conhecimento teórico e prático, assim como de relatos de amigos e profissionais ligados à fotografia.


Postado por

Fechado para comentários.

http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-2.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22142.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22136.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-d22138.html http://www.fotoativa.org.br/blog/nike-tn-.html